IPE - Instituto Politécnico de Ensino

Cursos: *Técnico em Enfermagem *Técnico em Enfermagem do Trabalho *Técnico em Radiologia Médica *Técnico em Segurança do Trabalho *Técnico em Mecânica Industrial *Técnico em Automação *Técnico em Eletrotécnica *Secretaria Escolar

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Linfoma: 86% não conhecem a doença até receber diagnóstico

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) divulgou nesta sexta-feira (15) os resultados de uma pesquisa sobre o linfoma, que, segundo o órgão, é o quinto tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o sexto entre os homens.

O estudo apontou a falta de informação da população sobre o tema: 86% das pessoas em tratamento afirmaram desconhecer a doença até serem diagnosticados. No entanto, embora o linfoma apresente sintomas comuns, como febre e perda de peso sem motivo aparente, a pesquisa mostrou que cerca de 70% dos pacientes buscam atendimento logo nos primeiros 30 dias após perceberem os sinais. 

O linfoma é um tipo de tumor que atinge o sistema linfático, responsável pela defesa natural do organismo contra infecções. Este sistema é composto pelos gânglios linfáticos (linfonodos), que é onde geralmente os linfomas têm início, podendo se manifestar em diversas partes do corpo.
Entre os sintomas mais comuns estão o aumento dos linfonodos (região do pescoço, axilar ou inguinal) e do volume do abdome, cansaço, coceira pelo corpo, febre persistente, manchas na pele, suor noturno e tosse seca.

A Abrale encabeça a campanha "Juntos contra o linfoma", com o objetivo de aumentar a detecção precoce dos linfomas. Entre as ações previstas, está o investimento em educação médica, a qualificação de agentes de saúde e a multiplicação do conhecimento sobre os sintomas. 

Fonte: Terra/saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário