IPE - Instituto Politécnico de Ensino

Cursos: *Técnico em Enfermagem *Técnico em Enfermagem do Trabalho *Técnico em Radiologia Médica *Técnico em Segurança do Trabalho *Técnico em Mecânica Industrial *Técnico em Automação *Técnico em Eletrotécnica *Secretaria Escolar

terça-feira, 28 de junho de 2011

DICAS DE PORTUGUÊS

1ª)Eu e mim: aprenda a falar corretamente a seu respeito
Um dos erros mais comuns da língua portuguesa é, no meio de uma conversa,
falar mim em vez de eu antes de um verbo.
Para mim fazer não existe, pois mim não consegue fazer nada, já que não pode ser sujeito. O certo é sempre dizer: para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer. 
Depois de para o mim pode ser usado em uma pergunta, como: ³Este presente é para mim?.
Já quando o assunto é entre duas pessoas a coisa muda: 
entre eu e você não existe, pois como no exemplo anterior, em que foi usada a palavra para, entre é uma preposição. Por isso sempre diga: Entre mim e você, Entre eles e ti."

2ª) Horas ou H ou HS ou h ou hs?
São tantos leitores perguntando, que resolvi voltar ao assunto.
1o) Horas deve ser abreviado com letra minúscula ( = “h”): “A reunião será às 3h.” O “H” (maiúsculo) é o símbolo do hidrogênio.
2o) Não faz plural: “A reunião será às 3h”, e não “…às 3 hs“.
3o) Devemos escrever horas por extenso quando nos referimos à duração: “Eles estiveram reunidos durante três horas”.
4o) Não há a necessidade dos “00″ para indicar os minutos. Não precisamos usar “3:00h“. Se houver minutos, podemos abreviar com “min”: “A reunião será às 3h30min”. Para mim, bastaria 3h30.
Observe a diferença:
“A reunião vai das 8h às 10h.” (A reunião começará às 8h e terminará às 10h);
“A reunião vai de oito a dez horas.” (A duração da reunião será aproximadamente entre oito e dez horas).
Vejamos agora um exemplo curioso enviado por um leitor:
“Este evento ocorrerá às 19 e 20 horas.”
Parece haver dois horários possíveis para o evento: às 19h e às 20h. A verdadeira informação era: “Este evento ocorrerá às 19h20min.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário