IPE - Instituto Politécnico de Ensino

Cursos: *Técnico em Enfermagem *Técnico em Enfermagem do Trabalho *Técnico em Radiologia Médica *Técnico em Segurança do Trabalho *Técnico em Mecânica Industrial *Técnico em Automação *Técnico em Eletrotécnica *Secretaria Escolar

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Anvisa define regras para remédios 'específicos' no Diário Oficial

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu as regras para definição da classe de remédios específicos - medicamentos que não se enquadram nas outras categorias: "genéricos", "novos", "fitoterápicos", "biológicos", "dinamizados" e "similares". A resolução foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (17).

São exemplos de medicamentos específicos soluções médicas usadas em hemodiálise e enemas, drogas obtidas a partir de tecidos e órgãos de animais (opoterápicos) e produtos de origem vegetal que tenham sofrido alterações químicas. Os antiácidos também estão incluídos no grupo de substâncias específicas.
O texto da resolução dá exemplo de substâncias como o própolis - resina produzida por abelhas a partir de vegetais - e compostos feito a partir da cânfora - substância obtida a partir de planta medicinal oriental.
Veja a resolução completa nas páginas do Diário Oficial a partir da página 79.

A resolução foi elaborada pela diretoria colegiada da Anvisa e pretende atender a uma demanda para aprovação desses produtos no Brasil. "Existia uma dificuldade para esses produtos serem aprovados no país", afirma Norberto Rech, gerente de medicamentos da Anvisa.

Rech explica que a criação das normas servem para que a Anvisa possa controlar o uso de medicamentos que não podiam ser classificados antes. Por serem analisados individualmente, as exigências para a aprovação serão estudadas caso a caso.

"Como são remédios registrados para fins específicos, não será possível transformá-los em genéricos", diz o gerente. A resolução ainda impede que todo medicamento que for classificado como específico pela Anvisa receba registro para as outras categorias de remédios.
 Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário