A Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (MS), divulgou nota sobre a utilização de medicamentos homeopáticos para a prevenção e tratamento da dengue. Nela, é feito o alerta à população para não utilizar medicamentos alternativos para tratar a doença. Para o MS, o tratamento de sintomas da dengue só deve ser feito com medicamentos e antitérmicos prescritos pelos médicos.
Para o infectologista Alexandre Salomão, toda doença deve ser tratada com intervenção médica. Com a dengue não pode ser diferente. Por isso, qualquer tratamento homeopático ou não, deve ser comunicado ao médico, pois o paciente pode estar correndo o risco de desenvolver outro problema de saúde ou agravar a doença. " Qualquer medida caseira deve ser comunicada ao médico. Só ele poderá autorizar a utilização do produto" , enfatiza.
Salomão destaca que não há medicamento para a cura da doença. As medidas de prevenção preconizadas pelo Ministério da Saúde são as de atuação sobre o meio ambiente e as medidas de combate direto ao vetor.
De acordo com a pasta, o desenvolvimento de uma vacina está em curso.
Fonte: isaúde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário