IPE - Instituto Politécnico de Ensino

Cursos: *Técnico em Enfermagem *Técnico em Enfermagem do Trabalho *Técnico em Radiologia Médica *Técnico em Segurança do Trabalho *Técnico em Mecânica Industrial *Técnico em Automação *Técnico em Eletrotécnica *Secretaria Escolar

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Antibiótico dá esperança a crianças e adolescentes com envelhecimento precoce

Estudo realizado na Brown University revela que o antibiótico rapamicina pode, em parte, livrar as células de uma proteína que causa a progeria, doença genética rara que leva ao envelhecimento prematuro e à doença cardiovascular fatal em crianças.
Por mais de uma década, a professora de pediatria Leslie B. Gordon - mãe de Sam, um garoto de 14 anos que tem a doença - tem estado na vanguarda da realização e da promoção da pesquisa. O estudo foi parcialmente financiado pela Progeria Research Foundation (instituição que Gordon ajudou a estabelecer) e mostra que o antibiótico rapamicina pode diminuir os níveis da proteína tóxica progerina das células de crianças com progeria.
A descoberta sobre a rapamicina ainda pode levar a ensaios clínicos, mas a equipe de Collins realizou sua pesquisa com células de progeria em laboratório. Gordon diz que não é uma coincidência que uma droga como a rapamicina, que tem demonstrado estender o tempo de vida em ratos sem progeria, também possa ser útil contra a doença. Todas as pessoas produzem um pouco de progerina, que se acumula com a idade. A progeria, portanto, está diretamente relacionada ao envelhecimento normal e às consequências cardiovasculares dele.
"A progeria nos informou sobre o processo natural de envelhecimento sobre as doenças cardiovasculares do envelhecimento de maneiras que nunca poderíamos ter entendido se não observássemos as crianças com progeria, se não nos importássemos com elas. Esta é uma razão perfeita para financiar a pesquisa sobre a doença rara, embora apenas cerca de 250 crianças em todo o mundo tenham progeria", diz Gordon.
O progresso contra a doença nos 11 anos desde que a Progeria Research Foundation foi criada tem sido enorme. Não havia qualquer esperança para as famílias, não havia esperança de que poderíamos ajudar as crianças com progeria, esta doença 100% fatal do envelhecimento prematuro. Nosso progresso é absolutamente incrível" , comenta a pediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário