IPE - Instituto Politécnico de Ensino

Cursos: *Técnico em Enfermagem *Técnico em Enfermagem do Trabalho *Técnico em Radiologia Médica *Técnico em Segurança do Trabalho *Técnico em Mecânica Industrial *Técnico em Automação *Técnico em Eletrotécnica *Secretaria Escolar

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Biossensor permite medir efeito de medicação no coração em tempo real



Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram um biossensor baseado em células, portátil e com boa relação custo-benefício para a detecção em tempo real da cardiotoxicidade usando um sensor de imagem de uma webcam. Levaram cardiomiócitos derivados de células-tronco de rato e introduziram as células a diversas drogas. Usando o biossensor, os pesquisadores foram capazes de acompanhar o ritmo da batida dos cardiomiócitos em tempo real e de detectar quaisquer alterações induzidas pelo medicamento nas taxas de batida. 
A tecnologia fornece uma abordagem simples para realizar estudos de avaliação dos efeitos das diferentes drogas em células cardíacas. A cardiotoxicidade é um problema significativo no desenvolvimento do medicamento, com mais de 30% dos medicamentos retirados do mercado entre 1996 e 2006, por problemas relacionados à disfunção cardíaca. "Avaliar os efeitos tóxicos de drogas novas durante as fases iniciais de seu desenvolvimento pode acelerar o processo de descoberta da droga, resultando em economia significativa de custo e de tempo, levando à descoberta mais rápida de um tratamento", disse Ali Khademhosseini, PhD, do Centro de Engenharia Biomédica no Departamento de Medicina do BWH. "
Esta tecnologia pode também desempenhar um papel na medicina personalizada ", disse Sang Bok Kim, PhD, pesquisador da Divisão Renal no BWH. "Primeiro extraem-se células somáticas dos pacientes as quais podem ser reprogramadas para células-tronco pluripotentes (iPS). Em seguida, estas células iPS podem se diferenciar em células cardíacas a serem estudadas, o biossensor pode monitorar as células cardíacas enquanto são introduzidas a uma medicação, oferecendo um vislumbre de como as drogas podem afetar o coração do indivíduo e, assim, modelar o plano de tratamento para essa pessoa".
A monitorização de células cardíacas no passado exigia o uso de equipamentos caros que tinham uma área de medição limitada. Esse biossensor de baixo custo (menos de US $ 10) é compatível com equipamentos convencionais, mas permitirá estudos confiáveis, ainda mais rápidos e com melhor custo-benefício.
"Nosso próximo objetivo é combinar nosso sensor de detecção com os nossos dados de micropoços e realizar estudos de triagem de milhares de medicamentos para as células cardíacas, simultaneamente, de forma rápida e confiável," disse o Dr. Khademhosseini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário