IPE - Instituto Politécnico de Ensino

Cursos: *Técnico em Enfermagem *Técnico em Enfermagem do Trabalho *Técnico em Radiologia Médica *Técnico em Segurança do Trabalho *Técnico em Mecânica Industrial *Técnico em Automação *Técnico em Eletrotécnica *Secretaria Escolar

terça-feira, 31 de maio de 2011

Aeds aegypti transgênicos são liberados para combater o mosquito na natureza


Durante as últimas três semanas, foram liberadas, no bairro de Itaberaba, em Juazeiro do Norte (BA), as primeiras levas de mosquitos do Projeto Aedes Transgênicos. A primeira liberação de mosquitos transgênicos aconteceu no dia sete de maio. Depois dessa data foram realizadas três eventos por semana, e em cada um deles foram liberados cerca de 11 mil mosquitos. No total cerca de 132 mil mosquitos transgênicos já estão em atividade.

O projeto tem como objetivo controlar a transmissão da doença produzindo linhagens de mosquitos geneticamente modificados (OGM), que serão capazes de suprimir populações naturais do transmissor da doença.

O projeto, desenvolvido em pela Universidade de Oxford, consiste na utilização de mosquitos machos de uma linhagem transgênica para combater o mosquito transmissor do vírus dengue. Cientistas introduziram um gene (unidade de característica hereditária) no mosquito Aedes aegypti, que é responsável pela produção de uma proteína. Em altas doses, essa proteína impossibilita o desenvolvimento da prole (filhos) desses mosquitos, ou seja, eles não serão capazes de chegar à fase adulta, e por isso não conseguirão transmitir a doença.

Em agosto de 2010 foi instalado na Moscamed o laboratório de insetos transgênicos. Reconhecido pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), o laboratório atende às exigências desta comissão para atividades em regime de contenção, liberação planejada no meio ambiente, transporte, avaliação de produto, ensino e produção industrial. Para a realização do PAT, a USP firmou convênio de cooperação técnica e administrativa com a Moscamed, visando o estudo da biologia, ecologia e controle de Aedes aegypti,

Baseado em características climáticas, geográficas, demográficas e socioculturais, algumas áreas do município de Juazeiro, no estado da Bahia, dentre elas o bairro de Itaberaba, e os distritos de Mandacaru, Maniçoba e Carnaíba, foram selecionadas para o estudo de campo da linhagem transgênica. São regiões com certo grau de isolamento, e por isso garantem que variáveis não interfiram na obtenção dos dados. A presença da Moscamed em Juazeiro garantiu a realização do projeto, pois esta é a única biofábrica do Brasil que trabalha com produção massal de moscas-das-frutas, e que agora é responsável também pela produção em larga escala de mosquitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário