IPE - Instituto Politécnico de Ensino

Cursos: *Técnico em Enfermagem *Técnico em Enfermagem do Trabalho *Técnico em Radiologia Médica *Técnico em Segurança do Trabalho *Técnico em Mecânica Industrial *Técnico em Automação *Técnico em Eletrotécnica *Secretaria Escolar

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cientistas de Berlin identificam moléculas que inibem ação do HIV e bactérias


Pesquisadores desenvolveram pequenas moléculas que inibem agentes patogênicos como vírus do HIV

Cientistas da Universidade de Berlin, na Alemanha, liderados pelo bioquímico Volker Haucke em colaboração com colegas do Instituto Leibniz de Farmacologia Molecular (FMP), desenvolveram pequenas moléculas que inibem a internalização das moléculas sinalizadoras e de agentes patogênicos, como o HIV e bactérias intracelulares.

Estes compostos inibem a função de uma proteína celular chamada Clathrin Und, o que funciona como ponto de partida para novas abordagens terapêuticas como o tratamento de câncer, infecções virais e bacterianas, e distúrbios neurológicos. Estes resultados foram publicados na última edição da revista científica Cell.

A captação de importantes moléculas sinalizadoras, como, por exemplo, fatores de crescimento, e a comunicação dentro do sistema nervoso dependem da proteína intracelular Clathrin. Essa proteína está envolvida na produção de pequenas vesículas que transportam moléculas de sinalização para o interior das células ou servem como locais de armazenamento que liberam agentes patogênicos no sistema nervoso.

Os cientistas usaram pequenos compostos moleculares que compreendem cerca de 20 mil substâncias emparelhadas com as sínteses químicas medicinais a fim de identificar pequenas moléculas que inibem a ligação das Clathtrin com outras proteínas. Estes compostos (pitstops) são capazes de impedir, em poucos minutos, a absorção de moléculas sinalizadoras, e a entrada do vírus HIV nas células.

Usando proteínas fluorescentes, os cientistas conseguiram visualizar o bloqueio da ligação entre as Clatrhins e outras proteínas. "A formação de vesículas parece ficar estagnada, como se as células tivessem sido colocadas no congelador.", explica o professor Haucke.

Fonte: isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário