O pesquisador Charles J. Dimitroff e seus colegas desenvolveram um análogo fluorado da glucosamina, que demonstrou eficácia para bloquear a síntese de estruturas de carboidratos essenciais ligadas à inflamação da pele e à progressão do câncer.
A equipe conseguiu mostrar, pela primeira vez, que o tratamento com glucosamina fluorada não funciona por meio de incorporação direta em cadeias de açúcar crescentes como se acreditava anteriormente, mas sim bloqueando a síntese de um açúcar essencial, UDP-GlcNAc, dentro das células do sistema imunológico caracteristicamente envolvidas com a inflamação e com a imunidade anti-tumor.
Assim, este relatório salienta um mecanismo previamente desconhecido pelo qual análogos da glucosamina fluorada podem moldar e reduzir a intensidade da inflamação e, ao mesmo tempo, aumentar as respostas imunológicas anti-tumorais. Tal conhecimento pode revelar-se útil na concepção de miméticos de glucosamina novos e mais potentes contra a doença, bem como em novas estratégias de tratamento para utilizar os miméticos de glucosamina existentes com mais eficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário