IPE - Instituto Politécnico de Ensino

Cursos: *Técnico em Enfermagem *Técnico em Enfermagem do Trabalho *Técnico em Radiologia Médica *Técnico em Segurança do Trabalho *Técnico em Mecânica Industrial *Técnico em Automação *Técnico em Eletrotécnica *Secretaria Escolar

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cientistas usam modelo em 3D para estudar o vírus do sarampo




Uma equipe do Instituto de Biotecnologia da Univesidade de Helsinki, na Finlândia, criou um modelo 3D para representar o vírus responsável por causar sarampo em humanos. Para os especialistas, o novo modelo ajuda na compreensão de aspectos da vida do micro-organismo que antes passavam despercebidos.

O estudo foi divulgado na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS).

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e responsável pela morte de mais de 100 mil pessoas por ano no mundo.

Segundo as últimas estatísticas da Organização Mundial da Saúde, 33 países na Europa reportaram casos confirmados de contaminação pelo vírus em 2011. No caso da Finlândia, a maior parte das infecções ocorreu por exposição das crianças a agentes externos, já que o país administra vacinas eficientes contra a doença logo na infância.

O vírus do sarampo pertence a um grupo de vírus que contém uma proteína vital à relação do micro-organismo com a célula que infecta. O grupo de pesquisa finlandês mostrou que essa proteína forma "tubos" ao redor do genoma do vírus. Para os cientistas, a estrutura formada a partir daí ajudaria na replicação do vírus e no movimento do genoma do micro-organismo pela célula contaminada.

A estrutura do vírus do sarampo é parecida com a de outros agentes causadores de doenças como gripe e a bronquite aguda, segundo a equipe, que vai continuar os estudos com outros micro-organismos para estudar outros detalhes moleculares que possam levar ao desenvolvimento de novas drogas antiviral.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário