IPE - Instituto Politécnico de Ensino

Cursos: *Técnico em Enfermagem *Técnico em Enfermagem do Trabalho *Técnico em Radiologia Médica *Técnico em Segurança do Trabalho *Técnico em Mecânica Industrial *Técnico em Automação *Técnico em Eletrotécnica *Secretaria Escolar

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Abastecimento de água interrompido por nove horas no final de semana

O abastecimento de água na cidade de Campos dos Goytacazes será provisoriamente interrompido no próximo sábado (29-10), a partir das 21 horas, até às 6 horas de domingo (30-10). A interrupção é necessária para realização de obras preventivas na principal estação de tratamento de água da cidade, no bairro da Coroa, que abastece a aproximadamente 300 mil pessoas, em ambas as margens do rio Paraíba do Sul.


O Gerente de Operações de Águas do Paraíba, engenheiro Juscélio Azevedo informa que, preventivamente, a concessionária de serviços de saneamento de Campos realiza operações de rotina -  como neste fim de semana -  exigindo a interrupção provisória de abastecimento, para manutenção da regularidade plena do sistema. Desta vez visando, sobretudo, o período de verão, quando a demanda de consumo, é elevada.


A interrupção do abastecimento, entretanto, não atingirá a nenhum distrito ou áreas do interior do Município, porque têm sistema independente de produção de água e de fornecimento de água, nas áreas norte e sul do Município.

  A Gerência Comercial de Águas do Paraíba também vai participar da operação, com sistema de atendimento especial aos clientes. Quem precisar de abastecimento emergencial alternativo, deve ligar para o telefone Ligue Água. O número é 115. Caso haja necessidade, será feito o abastecimento pontual de quem precisar, através de caminhões-pipa.


Como das vezes anteriores, explica Juscélio Azevedo, a maior parte da população pode até nem perceber a interrupção, já que o abastecimento está completamente normal e assim permanecerá até a interrupção na noite de sábado. E, durante esse período, nesses dias, o consumo de água na cidade é normalmente baixo.

 Contudo, em paralisações da Estação de Tratamento da Coroa por muitas horas, o sistema volta a produzir gradativamente, em "rampa". Isso significa que, após o religamento da ETA, previsto para as 6 horas da manhã de domingo, as adutoras voltam a ser pressurizadas progressivamente. Mas, o reabastecimento reinicia pelas áreas no entorno da estação. E, gradativamente vai avançando para os bairros mais distantes, até as pontas de rede.

 Nessas áreas bem distantes do centro da cidade, é que o morador, que não disponha de reservatório de água domiciliar suficiente, poderá notar alguma alteração. Mas, se precisar, basta ligar para a concessionária, que será feito o abastecimento emergencial alternativo, através de caminhão-pipa.


Em função da paralisação provisória da ETA-Coroa também pode ocorrer, eventualmente, algum problema pontual de abastecimento, ou alteração na cor da água, o que não compromete a sua qualidade.

  Isso porque, como as redes serão despressurizadas, pode ocorrer alguma obstrução para a passagem da água, provocada, quando ocorre, por bolsões de ar nas tubulações.


Neste caso, o morador de ambas as margens do rio Paraíba do Sul, também deve ficar atento. Ou seja, se não registrar a entrada de água no imóvel a partir da tarde-noite de domingo, também deve ligar para a concessionária, que deslocará equipe técnica ao local para fazer a intervenção necessária.

  O Gerente de Operações de Águas do Paraíba pede desculpas à população por eventuais transtornos. Mas, explica que a interrupção provisória do abastecimento é necessária, para garantir a normalidade plena de todo o sistema, evitando eventuais intervenções emergenciais. Em nome da concessionária, Juscélio Azevedo agradece a compreensão.
Fonte: Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário