IPE - Instituto Politécnico de Ensino

Cursos: *Técnico em Enfermagem *Técnico em Enfermagem do Trabalho *Técnico em Radiologia Médica *Técnico em Segurança do Trabalho *Técnico em Mecânica Industrial *Técnico em Automação *Técnico em Eletrotécnica *Secretaria Escolar

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DICAS DE PORTUGUÊS

VERBOS
O uso dos verbos sempre merece atenção especial. Hoje, temos duas observações a fazer:
1a) O abandono do modo subjuntivo.
É frequente ouvirmos:
“Acredito que ele vai ao jogo.”
“Eu acho que ele está de férias.”
Como são duas suposições, deveríamos usar o modo subjuntivo:
“Acredito que ele ao jogo.”
“Eu acho que ele esteja de férias.”
Pior que não usar o modo subjuntivo é usá-lo erradamente: “…que esteje de férias”, “…que ele seje convidado”.
Não esqueça que “coisas” do tipo esteje, teje, seje simplesmente não existem.
2a) A troca do futuro do pretérito pelo pretérito imperfeito do indicativo.
Observe:
“Se não chovesse, eu ia ao jogo.”
“Se fosse permitido, eu fazia o trabalho.”
É importante lembrar que há uma correspondência entre o pretérito imperfeito do subjuntivo (=chovesse, fosse) com o futuro do pretérito do indicativo (=iria, faria).
Deveríamos, portanto, dizer:
“Se não chovesse, eu iria ao jogo.”
“Se fosse permitido, eu faria o trabalho.”
Leitora quer saber se uso do pretérito imperfeito do indicativo em vez do futuro do pretérito é correto na linguagem informal.
O nosso problema é sempre reduzir o caso à história do certo ou errado. O que eu posso dizer é que o uso do pretérito imperfeito do indicativo (=ia, fazia, devia), em substituição ao futuro do pretérito do indicativo (=iria, faria, deveria), era frequente no português arcaico e ainda é muito usado no português de Portugal.
Aqui no Brasil, é uma característica da nossa linguagem coloquial (=linguagem informal). Sugiro que evitemos em textos formais.

SENÃO ou SE NÃO?
Atendendo a pedidos, estamos voltando ao assunto.
1o) SE NÃO = se (conjunção condicional = caso) + não (advérbio de negação):
Se não houver dinheiro, cancelaremos o projeto.” (=Caso não haja dinheiro);
“Ele será demitido, se não apresentar uma boa justificativa.” (=caso não apresente uma boa justificativa).
“Assine o contrato hoje, se não, perderemos o prazo.” (antes de vírgula = caso não assine/ caso contrário).
2o) Usaremos SENÃO em três situações:
a)    SENÃO = mas sim, porém:
“Não era caso de expulsão, senão de advertência.” (=mas sim de advertência);
b)    SENÃO = apenas, somente:
“Não se ouviam senão os tambores.” (=Somente os tambores eram ouvidos);
c)    SENÃO = defeito, falha:
“Não houve um senão em sua apresentação.” (=Não houve falha alguma, nenhum defeito).
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário