IPE - Instituto Politécnico de Ensino

Cursos: *Técnico em Enfermagem *Técnico em Enfermagem do Trabalho *Técnico em Radiologia Médica *Técnico em Segurança do Trabalho *Técnico em Mecânica Industrial *Técnico em Automação *Técnico em Eletrotécnica *Secretaria Escolar

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dicas de Português

CAJU x GRAJAÚ?
 Embora alguns insistam, caju, Bangu, urubu, bauru e Pacaembu não tem acento agudo.
Regra 1 – Só acentuamos as palavras oxítonas (=sílaba tônica na última sílaba) terminadas em “a”, “e” e “o”, seguidas ou não de “s”:
“a(s)” = cajá, Paraná, atrás, aliás…
“e(s)” = jacaré, você, através, português…
“o(s)” = paletó, avô, após, compôs…
Não se acentuam as oxítonas terminadas em “i” ou “u”:
“i(s)”  = aqui, Parati, eu dividi, anis…
“u(s)” = caju, bauru, urubu, Bangu, Pacaembu, Nova Iguaçu…
Regra 2 – Acentuam-se as vogais “i” e “u” tônicas, formando hiato com a vogal anterior e formando sílaba sozinhas ou com “s”:
Gra-ja-ú, ba-ú, I-ta-ú, I-ca-ra-í, eu sa-í, eu in-flu-í, eu a-tra-í, pa-ís…
A diferença, portanto, é o hiato: CA-JU, mas GRA-JA-Ú; I-CA-TU, mas I-TA-Ú…
É importante lembrar que o novo acordo ortográfico aboliu o acento agudo somente nas palavras em que as vogais “i” e “u” tônicas formam hiato com um ditongo decrescente:
feiúra > feiura (fei-u-ra);
baiúca > baiuca (bai-u-ca);
Bocaiúva > Bocaiuva (bo-cai-u-va).

QUE NEM?
Leitora nos escreve: “Li num anúncio: ‘Se você estiver…tome cuidado para não sair gritando, pulando e comemorando que nem um louco’. Que nem está correto? É um advérbio de modo? Que nem = como?”
Vamos por partes.
1o) A expressão que nem é característica da linguagem coloquial brasileira. Deveria, portanto, ser evitada em textos mais formais.
2o) O caso não deve ser reduzido à discussão de certo ou errado.
3o) A expressão que nem é equivalente a conjunção comparativa como. Não se classifica, portanto, como advérbio de modo. Poderia ser classificada como uma conjunção subordinativa comparativa.

MINIMIZAR = reduzir ao máximo ou ao mínimo?
Eu prefiro a lógica: em vez de ‘reduzir ao máximo’, reduzir ao mínimo.
Muitos leitores me escreveram com valiosas observações. Não houve propriamente uma discordância quanto à minha preferência, mas sim uma sugestão.
Em vez de “reduzir ao máximo”, seria correto também: reduzir o máximo.
A explicação é a seguinte: se o governo quer reduzir suas despesas ao mínimo, deve reduzir o máximo possível.
Observe outro exemplo:
“Ela reduziu o volume do rádio ao mínimo.
“Ela reduziu o volume do rádio o máximo possível.”

Fonte:G1

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Abastecimento de água interrompido por nove horas no final de semana

O abastecimento de água na cidade de Campos dos Goytacazes será provisoriamente interrompido no próximo sábado (29-10), a partir das 21 horas, até às 6 horas de domingo (30-10). A interrupção é necessária para realização de obras preventivas na principal estação de tratamento de água da cidade, no bairro da Coroa, que abastece a aproximadamente 300 mil pessoas, em ambas as margens do rio Paraíba do Sul.


O Gerente de Operações de Águas do Paraíba, engenheiro Juscélio Azevedo informa que, preventivamente, a concessionária de serviços de saneamento de Campos realiza operações de rotina -  como neste fim de semana -  exigindo a interrupção provisória de abastecimento, para manutenção da regularidade plena do sistema. Desta vez visando, sobretudo, o período de verão, quando a demanda de consumo, é elevada.


A interrupção do abastecimento, entretanto, não atingirá a nenhum distrito ou áreas do interior do Município, porque têm sistema independente de produção de água e de fornecimento de água, nas áreas norte e sul do Município.

  A Gerência Comercial de Águas do Paraíba também vai participar da operação, com sistema de atendimento especial aos clientes. Quem precisar de abastecimento emergencial alternativo, deve ligar para o telefone Ligue Água. O número é 115. Caso haja necessidade, será feito o abastecimento pontual de quem precisar, através de caminhões-pipa.


Como das vezes anteriores, explica Juscélio Azevedo, a maior parte da população pode até nem perceber a interrupção, já que o abastecimento está completamente normal e assim permanecerá até a interrupção na noite de sábado. E, durante esse período, nesses dias, o consumo de água na cidade é normalmente baixo.

 Contudo, em paralisações da Estação de Tratamento da Coroa por muitas horas, o sistema volta a produzir gradativamente, em "rampa". Isso significa que, após o religamento da ETA, previsto para as 6 horas da manhã de domingo, as adutoras voltam a ser pressurizadas progressivamente. Mas, o reabastecimento reinicia pelas áreas no entorno da estação. E, gradativamente vai avançando para os bairros mais distantes, até as pontas de rede.

 Nessas áreas bem distantes do centro da cidade, é que o morador, que não disponha de reservatório de água domiciliar suficiente, poderá notar alguma alteração. Mas, se precisar, basta ligar para a concessionária, que será feito o abastecimento emergencial alternativo, através de caminhão-pipa.


Em função da paralisação provisória da ETA-Coroa também pode ocorrer, eventualmente, algum problema pontual de abastecimento, ou alteração na cor da água, o que não compromete a sua qualidade.

  Isso porque, como as redes serão despressurizadas, pode ocorrer alguma obstrução para a passagem da água, provocada, quando ocorre, por bolsões de ar nas tubulações.


Neste caso, o morador de ambas as margens do rio Paraíba do Sul, também deve ficar atento. Ou seja, se não registrar a entrada de água no imóvel a partir da tarde-noite de domingo, também deve ligar para a concessionária, que deslocará equipe técnica ao local para fazer a intervenção necessária.

  O Gerente de Operações de Águas do Paraíba pede desculpas à população por eventuais transtornos. Mas, explica que a interrupção provisória do abastecimento é necessária, para garantir a normalidade plena de todo o sistema, evitando eventuais intervenções emergenciais. Em nome da concessionária, Juscélio Azevedo agradece a compreensão.
Fonte: Folha da Manhã

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estudantes dizem que escola do CE antecipou questões do Enem

Um estudante de 18 anos postou no Facebook nesta terça-feira (25) fotos de cadernos de questões distribuídos pelo colégio Christus, de Fortaleza, antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que afirma conter pelo menos 11 questões idênticas às das provas do último fim de semana. Dois alunos do colégio também confirmaram ao G1 terem recebido o caderno com as questões idênticas às contidas na prova do Enem. O Ministério da Educação afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "não houve vazamento da prova" e que acionou na manhã desta quarta-feira (26) a Polícia Federal para investigar o caso.

O jovem, que prefere não se identificar, disse ao G1 que recebeu o material de um colega que estuda no Christus, na sexta-feira (21), véspera do Enem. O material não possui logotipo ou alguma outra marca da instituição de ensino. Pelo menos dez questões presentes no material, inclusive com imagens e gráficos, são idênticas às aplicadas nas provas do Enem. “Não tive tempo de ver esse material antes da prova, mas quando saí do Enem vi alunos do Christus dizendo que havia questões idênticas no material”, conta.

Na manhã desta quarta-feira, o diretor da escola, Davi Rocha, disse que ainda não examinou o material impresso com as questões semelhantes à prova do Enem. "Ainda não sei se esse material é realmente nosso, mas, se for, vamos esclarecer tudo."

Por volta de 12h15, em novo contato com o G1, Rocha afirmou que as questões batem com o banco de dados da escola de colaboradores da escola e estudantes. Muitos deles participaram de testes de nivelamento do Enem que o MEC aplica para estruturar a prova. Como são muita questões e muitos momentos acredita que os colaboradores podem ter repassado as questões para o banco de dados da escola. Segundo o diretor, os colaboradores pesquisam provas de vestibulares de todo o país, então seria possível que questões tenham conteúdo semelhante.

A assessoria do MEC diz que nenhuma escola pode se apoderar de questões aplicadas em pré-testes do Enem.
Questões do Enem contidas na apostila distribuída a estudantes
Prova do Enem* Questão
Ciências Humanas (prova azul) 20 - 36
Ciências da natureza (prova azul) 49 - 50 - 56 70 - 87
Linguagens (prova amarela) 113
Matemática (prova amarela) 154 - 180
Questão similar (prova amarela) 32
* Enem teve 4 versões de prova em cada diacom as mesmas questões com numerações diferentes                     
 
Na manhã desta quarta-feira, o diretor da escola, Davi Rocha, disse que ainda não examinou o material impresso com as questões semelhantes à prova do Enem. "Ainda não sei se esse material é realmente nosso, mas, se for, vamos esclarecer tudo."

Por volta de 12h15, em novo contato com o G1, Rocha afirmou que as questões batem com o banco de dados da escola de colaboradores da escola e estudantes. Muitos deles participaram de testes de nivelamento do Enem que o MEC aplica para estruturar a prova. Como são muita questões e muitos momentos acredita que os colaboradores podem ter repassado as questões para o banco de dados da escola. Segundo o diretor, os colaboradores pesquisam provas de vestibulares de todo o país, então seria possível que questões tenham conteúdo semelhante.

A assessoria do MEC diz que nenhuma escola pode se apoderar de questões aplicadas em pré-testes do Enem.

Sobre a impressão da apostila sem o logotipo da escola, o diretor não confirmou que o material tenha sido impresso pelo colégio. Fundada em 1951, o Christus é uma das escolas particulares mais tradicionais de Fortaleza e tem 10 unidades na capital cearense. Em seu site, a escola destaca que é primeiro lugar no Enem no Ceará juntando todas as suas unidades.

Em seu perfil no Facebook, a escola postou que ''uma instituição de ensino que tenha profundo conhecimento da TRI - Teoria da Resposta ao Item - e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para o estilo Enem poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do Enem''.
 
MEC aciona Polícia Federal
 
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Educação afirmou ao G1: "O Ministério da Educação e o Inep (autarquia do MEC que organizou o Enem) continuaram acompanhando o tráfico de informação na rede social mesmo após a aplicação das provas. As informações veiculadas com maior intensidade nesta terça-feira por estudantes de Fortaleza dando conta de que estudantes do Colégio Christus teriam recebido apostilas com questões semelhantes à do exame nos obrigou a revisar todas as medidas de segurança da aplicação da prova de Fortaleza. Não há nenhum registro de problemas de logística, de que nenhum vazamento tenha saído da prova, a prova foi serena".

Ainda afirma o MEC: "Na manhã desta quarta-feira (26), o Ministério da Educação e o Inep, por volta de 7h, dado o grande movimento que circulou na rede social a partir dos estudantes de Fortaleza, acionou a Polícia Federal para investigar as origens da informações". Segundo o Inep, 639 estudantes do Colégio Christus fizeram a prova do Enem.
Fonte:G1

terça-feira, 25 de outubro de 2011

MEC divulga gabarito oficial do Enem


         O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na tarde desta terça-feira (25), o gabarito oficial da edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste sábado (22) e domingo (23). Os documentos estão disponíveis para download no site do Ene

VEJA O GABARITO OFICIAL DAS PROVAS DE SÁBADO
(22) DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
1º DIA (Sábado)
Gabarito da
PROVA AZUL




Veja a prova azul




1º DIA (Sábado)
Gabarito da
PROVA AMARELA
Veja a prova amarela


1º DIA (Sábado) 
Gabarito da
PROVA BRANCA
                                           
Veja a prova branca





 1º DIA (Sábado)
Gabarito da
PROVA ROSA
Veja a prova rosa

VEJA O GABARITO OFICIAL DAS PROVAS DE DOMINGO
(23) DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
2º DIA (Domingo)
Gabarito da
PROVA AMARELA



Veja a prova amarela


2º DIA (Domingo)
Gabarito da
PROVA CINZA
Veja a prova cinza


2º DIA (Domingo)
Gabarito da
PROVA AZUL
Veja a prova azul


2º DIA (Domingo)
Gabarito da
PROVA ROSA
Veja a prova rosa




segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cientistas usam modelo em 3D para estudar o vírus do sarampo




Uma equipe do Instituto de Biotecnologia da Univesidade de Helsinki, na Finlândia, criou um modelo 3D para representar o vírus responsável por causar sarampo em humanos. Para os especialistas, o novo modelo ajuda na compreensão de aspectos da vida do micro-organismo que antes passavam despercebidos.

O estudo foi divulgado na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS).

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e responsável pela morte de mais de 100 mil pessoas por ano no mundo.

Segundo as últimas estatísticas da Organização Mundial da Saúde, 33 países na Europa reportaram casos confirmados de contaminação pelo vírus em 2011. No caso da Finlândia, a maior parte das infecções ocorreu por exposição das crianças a agentes externos, já que o país administra vacinas eficientes contra a doença logo na infância.

O vírus do sarampo pertence a um grupo de vírus que contém uma proteína vital à relação do micro-organismo com a célula que infecta. O grupo de pesquisa finlandês mostrou que essa proteína forma "tubos" ao redor do genoma do vírus. Para os cientistas, a estrutura formada a partir daí ajudaria na replicação do vírus e no movimento do genoma do micro-organismo pela célula contaminada.

A estrutura do vírus do sarampo é parecida com a de outros agentes causadores de doenças como gripe e a bronquite aguda, segundo a equipe, que vai continuar os estudos com outros micro-organismos para estudar outros detalhes moleculares que possam levar ao desenvolvimento de novas drogas antiviral.
Fonte: G1

domingo, 23 de outubro de 2011

Veja como as universidades vão usar o Enem como critério de seleção

Com mais de 9 mil vagas disponíveis em seus cursos de superior, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) reforçou o “time” de instituições superiores que usam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única forma de acesso à universidade (veja vídeo ao lado). O exame promovido pelo Ministério da Educação (MEC) é usado como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

De acordo com o MEC, 83 universidades públicas e institutos federais aderiram ao SiSU como processo de seleção para o primeiro semestre deste ano. Para os cursos com abertura de vagas no meio do ano, 48 instituições confirmaram a participação. Veja abaixo de que forma algumas universidades públicas adotam o Enem.

USP (Universidade de São Paulo) – Não vai usar o Enem. Para estudar na USP é preciso fazer o vestibular da Fuvest. As provas serão dias 27 de novembro (1ª fase) e de 8 a 10 de janeiro de 2012 (2ª fase).

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Pela primeira vez a UFRJ vai usar 100% da nota do Enem como forma de acesso dos candidatos à universidade. A inscrição no Enem como pré-requisito já era prevista no edital do último vestibular.
UFF (Universidade Federal Fluminense) – Vai oferecer 20% das vagas para quem fizer o Enem e participar do Sisu. Os outros 80% das vagas disponíveis serão para aprovados no vestibular da universidade, dias 15 de novembro (1ª etapa) e 18 de dezembro (2ª etapa).

UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) – Vai usar o Enem como primeira fase para classificar para a segunda fase. A segunda etapa é composta pelas provas específicas e pela prova de redação do Enem. A segunda fase será de 3 a 6 de janeiro de 2012.

Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – As notas do Enem não serão consideradas na composição da nota de primeira fase do vestibular utilizada na classificação para a segunda fase. No entanto, o candidato que fizer a segunda fase pode optar por usar a nota do Enem como complemento da nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular. As provas serão dias 13 de novembro (1ª fase), e de 15 a 17 de janeiro de 2012 (2ª fase)

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) - O Enem é o único meio de ingresso para alguns cursos ministrados na Unifesp. Outros cursos usam, além do Enem, uma prova complementar e enquadram-se assim no Sistema Misto de Ingresso. A nota final do candidato é obtida conjugando-se as notas do Enem e da Unifesp, nos termos do edital.
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – O edital do próximo vestibular ainda não foi publicado. No último processo seletivo, o e Enem podia ser usado como parte da nota, a critério do candidato.

UFPR (Universidade Federal do Paraná) – A prova do Enem corresponderá a 10% da nota final dos vestibulandos da UFPR. Os candidatos terão de fazer o vestibular com datas em 13 de novembro (1ª fase), 11 e 12 de dezembro (2ª fase). Além das 5.087 vagas do vestibular, outras 529 serão preenchidas através do SiSU.

UFBA (Universidade Federal da Bahia) – Usa o Enem como ingresso para os cursos de bacharelado interdisciplinar: artes, ciências e tecnologia, humanidades e saúde. Para os demais cursos é preciso fazer o vestibular da universidade.

UnB (Universidade de Brasília) - Em 2010, a UnB usou o Enem apenas para preencher as vagas remanescentes do vestibular e do programa de avaliação seriada. A universidade ainda não divulgou o edital do próximo vestibular.

Outras universidades que vão usar somente o Enem como fase única:
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal do ABC
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Pará
Instituto Federal do Rio de Janeiro
Instituto Federal Baiano
nstituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal do Espírito Santo
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Santa Catarina
nstituto Federal da Paraíba
Instituto Federal de Roraima
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Rio Grande do Sul
CEFET-RJ
Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Universidade da Integração Luso-Afro Brasileira (Unilab)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Fonte: G1

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MEC orienta candidatos a conferirem dados do caderno de provas do Enem

 Uma das orientações do Ministério da Educação (MEC) aos 5,3 milhões de candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana (22 e 23 de outubro) é que confiram, antes de começarem a prova, se o número de questões do caderno corresponde ao do cartão de resposta. O estudante também deve verificar se os seus dados pessoais estão corretos.

A determinação foi incluída no edital do Enem de 2011 e é uma tentativa de reduzir possíveis transtornos como os ocorridos no ano passado, quando alguns candidatos receberam cadernos de prova com erros de impressão que continham um número menor de questões do que o previsto. 

Devido ao erro, o MEC teve que reaplicar a prova a um grupo de 9 mil alunos. A orientação nesse caso é que o participante informe o problema ao fiscal de sala imediatamente para que ele possa trocar o material.

As provas terão início às 13h (no horário de Brasília). Em estados que não adotaram o horário de verão ou têm fuso horário diferente as provas serão mais cedo na hora local (veja mapa ao lado).
Para evitar cola, o Inep faz versões diferentes da prova, cada uma identificada por uma cor. Em 2010, foram adotadas azul, amarelo, branco e rosa. As questões são as mesmas, mas organizadas em ordem distinta. O candidato precisar marcar no cartão de respostas a cor do caderno que recebeu para que o gabarito seja corrigido na ordem correta.
 
 As provas 
O Enem será realizado neste sábado (22) e domingo (23). O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.

Neste sábado (23), os candidatos vão fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias (que engloba história, geografia, filosofia e sociologia) e ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).

No domingo (23), será a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais uma redação; além da prova de matemática e suas tecnologias.

Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta feita com material transparente com tinta esferográfica preta. Canetas de cor azul ou de outras cores não poderão ser usadas.

No dia 22 de outubro serão realizadas as provas de Ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 23 serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. As provas terão 4h30 de duração no sábado e 5h30 de duração no domingo. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem no local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
 
Você deverá conferir os dados antes de iniciar a prova
Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame. E notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no 
 momento da aplicação da prova.

Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.
 
O que não pode
O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
 
A redação
A redação do Enem é corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 300 pontos ou mais na nota atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1000), a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor.

A nota atribuída pelo supervisor substitui a nota dos demais corretores. De acordo com o edital, o Inep considera que a metodologia empregada na correção das redações contempla recurso de ofício.

Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".
 
Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep às 20h da terça-feira (25), segundo o Inep. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, no dia 4 de janeiro de 2012 mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.

O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do Inep, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.

O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no 'Diário Oficial', a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.
Fonte: G1

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ministério da Saúde vai fiscalizar 20 mil drogarias do Aqui tem Farmácia Popular

O Ministério da Saúde iniciou uma ação de fiscalização das drogarias credenciadas ao programa Aqui tem Farmácia Popular. A iniciativa começou por dez unidades do Distrito Federal, com a visita de auditores Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS). A experiência no DF é a base para montar um calendário de monitoramento permanente das 20 mil drogarias em todo o país, que terá início em dezembro.

A estratégia tem como objetivo fortalecer o programa, garantindo maior controle e transparência, além de aperfeiçoar o acesso a medicamentos gratuitos para diabetes e hipertensão, do programa Saúde não Tem Preço, ou 90% de desconto para outros 20 medicamentos. Desde 2008, o Denasus realizou 497 auditorias, 1.308 unidades foram desconectadas para ajustes e outras 289 descredenciadas, além de 318 multas aplicadas.

Iniciada em Brasília, a ação segue nos próximos dias, sob a coordenação do DENASUS. A ideia é desenhar, na capital do Brasil, a estratégia de fiscalização que será aplicada nas demais drogarias do país. " O programa tem um significado muito importante para o Ministério da Saúde, pois atende a milhões de pessoas" , afirma Adalberto Fulgêncio, diretor do departamento.

" Estamos comprometidos com o combate ao desperdício dos recursos da Saúde e ao mesmo tempo atentos para ampliar e melhorar o acesso da população aos medicamentos" , enfatiza Fulgêncio. De acordo com o diretor, os auditores irão analisar se as farmácias estão de acordo com o que determinam as normas e critérios definidos pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF).

Entre os aspectos que estão sendo avaliados, estão, por exemplo, a análise do cupom vinculado, uma espécie de nota fiscal eletrônica. Ela funciona como um mecanismo de segurança e deve conter o valor total da venda, a quantidade autorizada, a prescrição diária, a data da próxima compra, detalhes da descrição de cada medicamento, identificação do atendente e o telefone 136, da Ouvidoria do Ministério da Saúde para consultas ou denúncias.

Caso sejam encontradas desconformidades com as regras do programa, o Ministério da Saúde poderá determinar a suspensão imediatamente da farmácia, que é intimada a prestar esclarecimentos. Se constatada alguma irregularidade, o estabelecimento é descredenciado e pode ser aplicada multa de até 10% sobre o montante das vendas referentes ao último trimestre, a partir da data da notificação para a apresentação da defesa.
Fonte: isaude.net

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Capacete high tech é capaz de realizar exames de ressonância magnética

Cientistas da Universidade de Freiburg, na Alemanha, projetaram um capacete high tech para a realização de exames de ressonância magnética e outras pesquisas neurológicas.

A nova abordagem, que recebeu o selo de qualidade em um concurso de design internacional, foi desenvolvida para substituir a fixação de eletrodos diretamente no cérebro dos pacientes.

A ideia de um capacete para procedimentos de imagens não é nova, mas ao contrário dos equipamentos convencionais, o capacete está equipado com mais de 500 nós sensores, que permitem a ele oferecer imagens mais rapidamente e em maior resolução.

Os pesquisadores desenvolveram bobinas magnéticas pentagonais e hexagonais e as organizaram em uma placa de condutores. Muito parecido com o olho composto de um inseto, as bobinas recolhem informação simultaneamente. Graças à disposição na placa, que se assemelha a superfície de uma bola de futebol, elas podem ser colocadas perto do crânio do paciente.

A ressonância magnética pode levar até uma hora e é muitas vezes desconfortável para o paciente. "Nós não queremos deixar as pessoas doentes mais doentes do que eles já estão submetendo-as a uma tecnologia desagradável e assustadora. Tomamos um cuidado especial para tornar o capacete confortável e agradável aos olhos", explica o líder do grupo, Jan G. Korvink.

O capacete é acolchoado por dentro e possui um sistema audiovisual projetado para monitorar a atenção do paciente durante o exame. O paciente pode assistir a filmes, ouvir música, ou contatar uma enfermeira a qualquer momento. O capacete não é branco como a maioria dos equipamentos médicos, mas sim prata, cinza e amarelo.
Fonte: isaúde.net

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Seis vacinas que os adultos precisam tomar

Nesta segunda-feira, dia 17, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação para lembrar que não são apenas as crianças que devem estar com a carterinha em dia. Ninguém reluta em levar o filho para tomar uma vacina contra sarampo ou paralisia infantil, mas na hora de cuidar da própria saúde, muitos adultos negligenciam as campanhas de vacinação. Não é apenas o organismo da criança que está sujeito a doenças que o corpo não está preparado para combater.

Em todas as fases de nossa vida, estamos suscetíveis a infecções por vírus e bactérias que, se não tratadas, podem causar muitos problemas. "Faz parte da cultura dos brasileiros achar que vacinação é assunto de criança. Mesmo que esse quadro esteja mudando, os adultos ainda não tratam as vacinas com seriedade", diz o infectologista Paulo Olzon, da Unifesp.

As doenças crônicas que se manifestam mais na vida adulta são fortes indicadores de que o individuo precisa se vacinar. "As pessoas que estão em grupos de risco, como as pessoas com mais de 60 anos ou aquelas que têm doenças crônicas, devem sempre estar informadas sobre a vacinação", explica o especialista.

Existem vacinas tanto para bactérias como para vírus. "No primeiro caso, a vacinação é feita para controlar surtos epidemiológicos. Já no caso dos vírus, a imunização normalmente dura a vida toda, sendo necessárias apenas algumas doses de reforço para garantir que a doença não vai mais voltar", diz Paulo Olzon. 
 
Vacina dupla tipo adulto - para difteria e tétano
A difteria é causada por uma bactéria, que é contraída pelo contato com secreções de pessoas infectadas. Ela afeta o sistema respiratório, causa febres e dores de cabeça, em casos graves, pode evoluir para uma inflamação no coração.

A toxina da bactéria causadora do tétano compromete os músculos e leva a espasmos involuntários. A musculatura respiratória é uma das mais comprometidas pelo tétano. Se a doença não for tratada precocemente, pode haver uma parada respiratória devido ao comprometimento do diafragma, músculo responsável por boa parte da respiração, levando a morte. Ferir o pé com prego enferrujado que está no chão é uma das formas mais conhecidas do contágio do tétano.

A primeira parte da vacinação contra difteria e tétano é feita em três doses, com intervalo de dois meses. Geralmente, essas três doses são tomadas na infância. Então confira a sua carteira de vacinação para certificar-se se a vacinação está em ordem. Depois delas, o reforço deve ser feito a cada dez anos para que a imunização continue eficaz. É nesse momento que os adultos cometem um erro, deixando a vacina de lado.  

 
Vacina Tríplice-viral - para sarampo, caxumba e rubéola
Causado por um vírus, o sarampo é caracterizado por manchas vermelhas no corpo. A transmissão ocorre por via respiratória. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a mortalidade entre crianças saudáveis é mínima, ficando abaixo de 0,2% dos casos. Nos adultos, essa doença é pouco observada, mas como a forma de contágio é simples, os adultos devem ser imunizados para proteger as crianças com quem convivem.

Conhecida por deixar o pescoço inchado, a caxumba também tem transmissão por via respiratória. Mesmo que seja mais comum em crianças, a caxumba apresenta casos mais graves em adultos, podendo causar meningite, encefalite, surdez, inflamação nos testículos ou dos ovários, e mais raramente no pâncreas.  

Já a rubéola é caracterizada pelo aumento dos gânglios do pescoço e por manchas avermelhadas na pele, é mais perigosa para gestantes. O vírus pode levar à síndrome da rubéola congênita, que prejudica a formação do bebê nos três primeiros meses de gravidez. A síndrome causa surdez, má-formação cardíaca, catarata e atraso no desenvolvimento.

O adulto deve tomar a tríplice-viral se ainda não tiver recebido as duas doses recomendadas para a imunização completa quando era criança e se tiver nascido depois de 1960. O Ministério da Saúde considera que as pessoas que nasceram antes dessa data já tiveram essas doenças e estão imunizados, ou já foram vacinados anteriormente.

Mesmo que todos com essas características devam ser vacinados, as mulheres que pretendem ter filhos, que não foram imunizadas ou nunca tiveram rubéola devem tomar a vacina um mês antes de engravidar, já que a rubéola é bastante perigosa quando acomete gestantes, podendo causar deformidade no feto. 

Vacina contra a hepatite B
A Hepatite B é transmitida pelo sangue, e em geral não apresenta sintomas. Alguns pacientes se curam naturalmente sem mesmo perceber que tem a doença. Em outros, a doença pode se tornar crônica, levando a lesões do fígado que podem evoluir para a cirrose. "A imunização contra essa doença é importante, pois ela pode causar problemas sérios, como câncer no fígado", diz Paulo Olzon.

De acordo com o especialista, há algumas décadas, o tipo B da hepatite era o mais encontrado, já que ela pode ser transmitida através da relação sexual e as pessoas não tomavam cuidado com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Depois de uma campanha de vacinação e imunização, e da classificação da hepatite C pelos médicos, ela não pode ser vista como epidemia, mas ainda é preciso tomar cuidado com essa doença. 

Até os 24 anos, todas as pessoas podem tomar a vacina contra hepatite B, gratuitamente, em qualquer posto de saúde. A aplicação da vacina também continua de graça, quando o adulto faz parte de um grupo de risco. "Pessoas que tenham contato com sangue, como profissionais de saúde, podólogos, manicures, tatuadores e bombeiros, ou que tenham relacionamentos íntimos com portador da doença são as mais expostas a essa doença", diz o especialista. Fora isso, qualquer adulto pode encontrar a vacina em clínicas particulares. 

Pneumo 23 - Pneumonia
O pneumococo, bactéria que pode causar a pneumonia, entre outras doenças, pode atacar pessoas de todas as idades, principalmente indivíduos com mais de 60 anos. "Pessoas com essa idade não podem deixar de tomar a vacina pneumo 23", diz Paulo Olzon.

A pneumonia é o nome dado a inflamação nos pulmões causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos e reações alérgicas). Entre os principais sintomas dessa inflamação dos pulmões, estão febre alta, suor intenso, calafrios, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro. Adultos com doenças crônicas em órgãos como pulmão e coração -alvos mais fáceis para o pneumococo, devem tomar essa vacina sempre que há uma campanha de vacinação.

Mesmo que ela seja uma das vacinas mais importantes para ser tomadas é a única vacina do calendário que não é oferecida em postos de saúde. É preciso ir a um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, em locais como o Hospital das Clínicas e a Unifesp.  
 
Vacina contra a febre amarela
A febre amarela é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A doença tem como principais sintomas febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) e hemorragias. "Se a febre amarela não for tratada, pode levar a morte", explica o especialista.

Por ser uma doença grave, e com alto índice de mortalidade, todas as pessoas que moram em locais de risco devem tomar a vacina a cada dez anos, durante toda a vida. Quem for para uma dessas regiões precisa ser vacinado pelo menos dez dias antes da viagem. No Brasil, as áreas de risco são: zonas rurais no Norte e no Centro-Oeste do país e alguns municípios dos Estados do Maranhão, do Piauí, da Bahia, de Minas Gerais, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Mesmo que os efeitos colaterais mais sérios sejam muito raros, a vacina contra febre amarela deve ficar restrita aqueles indivíduos que moram ou irão viajar para algum lugar de risco. "Nesse sentido, a preocupação dos médicos está relacionada ao risco de reação alérgica grave ou anafilática, que pode levar a morte os pacientes propensos", explica o infectologista Paulo Olzon.  

Vacina contra o influenza (gripe)
A vacina contra gripe deve estar na rotina de quem está com mais de 60 anos. "Muitas pessoas deixam de tomá-la com medo da reação que ela pode causar. Mas isso é um mito, já que a suposta reação do corpo não tem nada a ver com a vacina, e sim com a própria gripe. Isso porque, o vírus da gripe fica semanas em nosso corpo sem se manifestar e a proteção da vacina não é imediata como as pessoas imaginam", diz o especialista.

A gripe é transmitida por via respiratória, leva a dores musculares e a febres altas. Seu ciclo costuma ser de uma semana. Pessoas com mais de 60 anos podem tomar a vacina nos postos de saúde, enquanto os mais jovens podem ser vacinados em clínicas particulares.

"Os idosos que não querem esperar até a campanha anual de vacinação contra a gripe podem tomar a vacina em clínicas particulares em todas as épocas do ano", diz Paulo Olzon.  
Fonte: yahoo/saúde





domingo, 16 de outubro de 2011

Material de fibra de vidro acelera cicatrização de feridas em diabéticos


Diabéticos que sofrem com feridas abertas e difíceis de curar podem se beneficiar de um novo material de fibra de vidro desenvolvido por pesquisadores do Missouri University of Science and Technology, nos Estados Unidos.

Os resultados mostram que a fibra de vidro, que também pode ser usada por médicos para tratar feridas em países menos desenvolvidos e em situações de emergência, acelerou a cicatrização de feridas de estase venosa em oito dos 12 pacientes incluídos no estudo.

Outros materiais de vidro bioativo são formados a partir de composições à base de sílica de vidro e têm sido usados principalmente para regeneração do tecido rígido, tais como a reparação óssea.

Delbert E. Day e Steve Jung experimentaram o vidro de borato, que já havia sido testado em estudos de laboratório e reagiu aos fluidos mais rapidamente do que vidros de sílica. "Os vidros de borato reagem com os fluidos do corpo muito rapidamente quando aplicados a uma ferida aberta. Eles começam a se dissolver e liberar elementos no corpo que estimulam o organismo a gerar novos vasos sanguíneos. Isso melhora o fluxo sanguíneo para o ferimento, permitindo que os processos de cura do corpo se normalizem", explica Day.

Os pesquisadores deram início aos ensaios clínicos em 2010 com 13 indivíduos. Todos sofrem de diabetes e tinham feridas que não haviam sido curadas há mais de um ano. "Dependendo da gravidade, as feridas podem curar dentro de algumas semanas a vários meses depois que o material é aplicado. Dentro de alguns dias, a maioria dos pacientes já noticiou uma melhora", afirmaram os autores.
Fonte: isaúde.net

sábado, 15 de outubro de 2011

Professor, parabéns pelo seu dia!

AO MESTRE, COM CARINHO

Não sei o que combina mais contigo,
Uma poesia, um livro, uma pintura,
Sinceramente fico pensando
No que deve dar alegria
A alguém que é objeto da alegria de tantos.
Na verdade, o professor de verdade,
É aquele que prefere dividir o que possui,
Do que ter somente para si.
O verdadeiro mestre, sente-se feliz
Quando percebe que o caminho que
Ele abriu tem sido trilhado por muitos.
O mestre tem a sua realização no aprendizado
Do pupilo, da passagem da experiência.
É por isso que meras palavras
Não podem recompensar
A alguém que optou por esta carreira
Que muitas vezes é dolorosa e cheia de espinhos.
Chamo-te somente mestre, abnegado coração
Que se sensibiliza com os olhos sedentos
Por uma vida menos escura, mas cheia de luz.
E essa luz, está em suas mãos,
Em seu coração, em seu olhar.
Que bom que existe um dia
Reservado só para você!
Obrigado por sua obstinação incontida,
Pois graças a ela, você nunca desiste.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Anticorpo anti-HIV revela vulnerabilidade do vírus e pode levar a vacina

Pesquisadores do Scripps Research descobriram detalhes sobre como um poderoso anti-corpo anti-HIV agarra-se ao vírus. A descoberta enfatiza uma vulnerabilidade importante do HIV e sugere um novo alvo para o desenvolvimento de uma vacina.

"O que é inesperado e único sobre este anti-corpo é que ele não só se liga ao açúcar que recobre o vírus, mas também consegue pegar parte do invólucro de proteína do envelope viral", disse o diretor do International AIDS Vaccine Iniciative (IAVI), Dennis Burton.

"Podemos começar a pensar em construir imitações destas estruturas virais para usar em vacinas candidatas", disse o professor de biologia estrutural Ian Wilson.

Os pesquisadores isolaram o novo anticorpo e 16 outros do sangue de voluntários infectados com HIV. Desde os anos 90, Burton e outros pesquisadores vêm procurando por anti-corpos que neutralizem as várias cepas do vírus HIV, que faz mutações com muita rapidez. O PGT 128, o anti-corpo apontado no novo relatório, pode neutralizar cerca de 70% das cepas de HIV que circulam pelo mundo, bloqueando sua habilidade de infectar as células. Ele consegue fazê-lo com muito mais potência - ou seja, com concentrações muito menores de moléculas do anti-corpo - do que qualquer anti-corpo neutralizante amplo do HIV já relatado.

O novo relatório explica porque o PGT 128 é tão eficiente em neutralizar o HIV. Com o uso de cristalografia determinou-se a estrutura do PGT 128 ligada ao seu local de conexão com os protótipos moleculares do vírus. Com estes dados estruturais, e ao mudar experimentalmente e alterar o local alvejado pelo vírus, eles conseguiram ver que o PGT 128 trabalha, em parte, ao se ligar aos glicanos na superfície viral.

"Moitas" destes açúcares normalmente cercam o envelope de proteína do HIV, o gp120, protegendo-o bastante do ataque feito pelo sistema imunológico.

No entanto, o PGT 128 consegue se ligar a dois glicanos próximos e, ao mesmo momento, atinge o resto do "escudo de glicano" para dominar uma pequena parte da estrutura no gp120 conhecida como laço V3 (loop V3). Esta penetração do escudo de glicano pelo PGT 128 também foi vista por meio de microscopia eletrônica com uma forma trimérica do envelope de proteína gp120/gp41 do HIV-1, o que revelou que o epítope do PGT 128 parece estar facilmente acessível no vírus.

"Ambos os glicanos aparecem na maioria das cepas de HIV, o que ajuda a explicar porque o PGT 128 é tão amplamente neutralizante", disse a pesquisadora associada ao laboratório de Burton, Katie J. Doores.
O PGT 128 também se engaja ao V3 por causa de sua estrutura de espinha dorsal que não varia muito como outras partes do vírus por ser necessária para a infecção.

A potência extrema do PGT 128 é mais difícil de se explicar. O anti-corpo liga-se ao gp120 de uma maneira que provavelmente perturba sua habilidade de ligar-se às células humanas e de infectá-las. Mesmo assim, ele não se liga ao gp120 de forma muitas vezes mais firme do que os outros anti-corpos anti-HIV. A análise da equipe aponta que o PGT 128 pode ser extraordinariamente potente porque ele também se liga a duas moléculas de gp120 separadas, amarrando-se assim a duas estruturas que infectam as células em vez de uma só. Outros mecanismos também podem estar em funcionamento.

Os pesquisadores esperam utilizar o conhecimento sobre os locais a que estes anti-corpos se ligam no HIV para desenvolver vacinas que estimulem a longo prazo - talvez pela vida toda - a resposta protetiva do anti-corpo contra estes mesmos locais vulneráveis.

"Precisaremos provavelmente de múltiplos pontos no vírus para uma vacina eficiente, mas, certamente, o PGT 128 nos mostra um alvo muito bom", disse Burton.
De forma intrigante, o motivo básico do alvo do PGT 128 pode marcar uma vulnerabilidade geral para o HIV. "Outra pesquisa está começando a sugerir que ligando-se a dois glicanos e uma fita beta pode-se conseguir anti-corpos muito potentes e amplamente neutralizantes contra o HIV", disse Wilson.
Fonte: isaúde.net