IPE - Instituto Politécnico de Ensino

Cursos: *Técnico em Enfermagem *Técnico em Enfermagem do Trabalho *Técnico em Radiologia Médica *Técnico em Segurança do Trabalho *Técnico em Mecânica Industrial *Técnico em Automação *Técnico em Eletrotécnica *Secretaria Escolar

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Criatividade - O diferencial no mercado de trabalho

O cenário econômico atual, marcado pela acirrada competição e disputa de mercados, exige do universo corporativo o desenvolvimento de um atributo fundamental para lidar com as constantes mudanças, a criatividade. As empresas que tiverem a capacidade de inovar serão bem sucedidas no mercado!

O capital criativo das organizações é construído pelos talentos que nelas trabalham. Desse modo, é fundamental que os profissionais busquem expandir e exercitar suas habilidades criativas, potencializando competências e habilidades inovadoras, para que possam se destacar do rebanho e garantir o lugar no mercado de trabalho. A criatividade poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. É ela que vai selecionar e destacar pessoas!

O primeiro passo para desenvolver sua criatividade é se desfazer da velha concepção de que a criatividade é atributo de poucos. Na verdade, todos nós somos dotados de potencial criativo, a diferença é que uns exercitam e desenvolvem esse potencial e outros guardam dentro de si! Como dizia Walt Disney, a criatividade é como ginástica, quanto mais se exercita, mais forte fica e vice versa! 

Para aflorar a criatividade é fundamental buscar desenvolver uma postura aberta e observadora frente aos desafios. Para isso, procure se desfazer dos velhos modelos mentais que nos dizem que nossas idéias não darão certo, fuja do conformismo, da preguiça mental, do excesso de lógica, do medo do ridículo, de errar, do velho chavão de que tudo tem que dar sempre certo! Para a criatividade não existe erro, mas sim ensaios! 

Nesse processo de investir na criatividade, é fundamental trabalhar a autocensura e as críticas (interior e exterior) que sempre nos dizem que nossas idéias são óbvias e medíocres! As críticas internas travam a nossa criatividade, nos levando para a frustração e negatividade. A melhor maneira de trabalhá-la é reconhecer que ela existe, e que pode ser usada ao nosso favor, como um trampolim para a melhoria contínua! 

Diante de tudo isso, devemos parar para pensar: o que tenho feito para acionar meu potencial criativo? Tenho exercitado minha criatividade? Apresentei alguma solução de melhoria no meu ambiente de trabalho? Minhas idéias tem feito a diferença? Esse é o momento de nos autoavaliar e buscar acordar a criatividade adormecida! Lembre-se que criatividade no trabalho não é só uma habilidade desejável, é um requisito fundamental em um mercado igualado pela tecnologia e fortemente competitivo. A Criatividade é cada vez mais é sinônimo de empregabilidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário