IPE - Instituto Politécnico de Ensino

Cursos: *Técnico em Enfermagem *Técnico em Enfermagem do Trabalho *Técnico em Radiologia Médica *Técnico em Segurança do Trabalho *Técnico em Mecânica Industrial *Técnico em Automação *Técnico em Eletrotécnica *Secretaria Escolar

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dicas de Português

O GRAMA ou A GRAMA?
 Nosso leitor quer saber se a frase está correta: “O adulto deve tomar em torno de DUAS gramas por dia e a criança, uma média de DUZENTAS miligramas.”
Ele tem razão. A palavra GRAMA, referindo-se à “massa”, é do gênero masculino. Deveríamos ter escrito “DOIS gramas” e “DUZENTOS miligramas”.

MEDIE ou MEDEIE?
Nossa leitora tem uma dúvida. A seguinte frase saiu publicada numa coluna sobre política: “A nossa responsabilidade comum é formular uma alternativa para a opinião pública e deixar que a sociedade MEDEIE nossas diferenças.”
A frase está perfeita.
Os verbos MEDIAR, INTERMEDIAR, REMEDIAR, ANSIAR, INCENDIAR e ODIAR fazem um ditongo “ei” nas formas rizotônicas (=sílaba tônica dentro da raiz): eu ODEIO, ele INCENDEIA, eles ANSEIAM, eu REMEDEIO, ele INTERMEDEIA, que ela MEDEIE…
Os demais verbos terminados em –IAR não fazem o ditongo: eu COPIO, isso VARIA, elas se MAQUIAM, que ele ANUNCIE, eles PREMIAM…

CULPAR ou INCULPAR?
Foi publicado: “Mas o tribunal de Haia, ao INCULPAR Milosevic e seus cães de guerra por crimes contra a humanidade…”
Nosso leitor opina: “Acredito que o autor teve a intenção de dizer CULPAR, já que INCULPAR significa inocentar, tornar inocente.“
Vejamos o que diz o dicionário Larousse:
“INCULPAR: 1. Atribuir culpa a; incriminar, acusar. 2. Censurar, repreender.”
Portanto, não há erro na frase “…INCULPAR (=incriminar) Milosevic e seus cães de guerra por crimes contra a humanidade…”
O nosso leitor talvez tenha sido traído pelo adjetivo INCULPADO que tem as duas acepções: “1. Que está sem culpa, inocente”; ou “2. Que se inculpou, incriminou, acusado”.

MAS ou MAIS ou MÁS?
1ª) MAS é conjunção adversativa (= porém, contudo, todavia, entretanto…): “O dia estava lindíssimo, MAS não pude ir à praia.”
2ª) MAIS é advérbio de intensidade ou pronome indefinido (= é o contrário de MENOS): “Ela falava MAIS que todos nós juntos”; “MAIS ação e menos discursos”.
3ª) MÁS é adjetivo (= plural de MÁ e o contrário de BOAS): “Cuidado com as MÁS línguas”.

O ou A endoscopia?
Leitor quer saber qual é a forma correta: “Realizada ou realizado  endoscopia”.
O substantivo ENDOSCOPIA é uma palavra feminina, portanto o correto é “REALIZADA a endoscopia”.

SATISFAZER ou SATISFIZER?
A dúvida é: “Se eu SATISFIZER  ou  SATISFAZER minha vontade…”
O verbo SATISFAZER é derivado do verbo FAZER. O tempo verbal, na frase, é o futuro do subjuntivo. O verbo FAZER ficaria “se eu FIZER a sua vontade”. O certo, portanto, é “se eu SATISFIZER minha vontade”.

Uso da MESÓCLISE
Leitora nos escreve: “Outro dia encontrei o uso do pronome oblíquo assim: … e aí direi-lhe…”
A indignação da nossa leitora é justificável.
A ênclise com verbo no futuro (=direi-lhe, realizaria-se, tornarei-me…) simplesmente não existe.
Quando o verbo está no futuro do indicativo (do presente ou do pretérito), podemos usar a mesóclise: dir-lhe-ei, realizar-se-ia, tornar-me-ei…
Em textos menos formais, em que a mesóclise fica inadequada, sugiro o uso da próclise (=pronome átono antes do verbo), desde que o sujeito esteja antes do verbo: “eu lhe direi”, “a reunião se realizaria”, “eu me tornarei”…

MUDO ou MUDOS?
Na frase “Uma pane que deixou MUDO os telefones”, a concordância está bem feita?
Nosso leitor tem razão. Por causa da mudez dos nossos telefones, há quem tenha ficado cego diante das regras de concordância: “Uma pane que deixou MUDOS os telefones”, ou seja, os telefones ficaram MUDOS por causa de uma pane.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário