IPE - Instituto Politécnico de Ensino

Cursos: *Técnico em Enfermagem *Técnico em Enfermagem do Trabalho *Técnico em Radiologia Médica *Técnico em Segurança do Trabalho *Técnico em Mecânica Industrial *Técnico em Automação *Técnico em Eletrotécnica *Secretaria Escolar

domingo, 17 de julho de 2011

Quedas podem ser indício de estágio inicial de Alzheimer


As quedas são cada vez mais frequentes entre as pessoas que apresentam os primeiros sinais biológicos do mal de Alzheimer, de acordo com um estudo apresentado neste domingo em Paris por ocasião da Conferência Internacional da Associação Alzheimer (AAIC).

"Pelo que sabemos, este é o primeiro estudo a identificar um risco maior de quedas ligado ao diagnóstico pré-clinico do Mal de Alzheimer", afirmou a responsável pela pesquisa, a Dra Susan Stark, especialista em Ergoterapia e Neurologia da Washington University em Saint Louis (Estados Unidos).

Este estudo de 8 meses acompanhou 125 idosos sem problemas cognitivos, recrutados nos estudos longitudinais da memória e do envelhecimento do Alzheimer's Disease Research Center (ADRC) da Washington University.

Todos os participantes foram submetidos principalmente a um exame de imagens cerebrais, o TEP ou Pet Scan (Tomografia por Emissão de Pósitrons) com o marcador PiB, uma molécula fluorescente que permite visualizar a presença de placas amilóides associadas ao Alzheimer.
Os pesquisadores descobriram que uma imagem com PiB positivo representava um risco de queda 2,7 vezes superior para cada unidade de aumento da placa.

"Os resultados deste estudo ilustram o fato de que, entre algumas pessoas, as alterações que afetam o andar e o equilíbrio podem ocorrer antes da deterioração das funções cognitivas", declarou a Dra Maria Carrillo, diretora de Relações Médicas e Científicas da Associação Alzheimer.

"Segundo este estudo, a queda de um idoso que não tem predisposição a cair, poderia ser um fator para levar a uma avaliação de diagnóstico do Mal de Alzheimer", acrescentou a Dra Carrillo, citada em um comunicado da AAIC.

Segundo os pesquisadores, o resultado "concorda com os estudos anteriores sobre os problemas de mobilidade entre as pessoas que apresentam os sintomas precoces do Mal de Alzheimer ou pequenos problemas de cognição".

"É urgente dar prosseguimento às pesquisas, principalmente para aprofundar o estudo da relação entre os déficits motores e as quedas como sinais precoces do Mal de Alzheimer", considerou a Dra Carrillo.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Projeto Hospital Amigo do Idoso pretende preparar o Brasil para o envelhecimento da população


O Brasil é um país em envelhecimento rapidamente. A idade média do brasileiro, que era de 20 anos em 1980, terá duplicado em 2030. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), serão mais de 40 milhões de idosos - pessoas acima de 60 anos - ou 19% da população. No campo da saúde pública, o Brasil ainda está em fase gestacional das mudanças que serão necessárias para se adequar à nova realidade. A concepção do Hospital Amigo do Idoso é um dos projetos pioneiros da área e carrega um conceito bastante simples: adequar os hospitais às necessidades básicas do idoso. O projeto foi um dos pontos de destaque do Congresso Internacional ‘A Saúde do Idoso’, organizado pelo Hospital do Servidor Estadual, em São Paulo, de 7 a 9 de julho.

A criação e implementação do Hospital Amigo do Idoso (HAI) deve se espelhar no já existente Hospital Amigo da Criança, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Criança (Unicef) de 1990 que preza pela qualidade do atendimento das crianças e incentiva a amamentação. O programa chegou ao Brasil por uma iniciativa do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), que administra o Hospital do Servidor Estadual, com o objetivo de responder a uma necessidade interna da instituição. "Hoje, 60% das nossas internações são de pessoas acima dos 60 anos", diz Latif Abrão Junior, superintendente do Iamspe.

De acordo com Alexandre Kalache, consultor internacional e ex-diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde durante 14 anos, criar o Hospital não é simplesmente transformá-lo em um centro geriátrico especializado. “É uma preparação que vai do espaço físico à abordagem médica”, diz. Em termos práticos isso significa adequar o local com rampas e iluminação, mas também treinar da recepcionista ao médico, para que eles saibam como atender o idoso. “No envelhecimento não há uma patologia, mas sim várias doenças que existem ao mesmo tempo. O médico não pode tratar uma hipertensão sem ter um olhar global da saúde daquele paciente, por exemplo”, diz Kalache.

No Brasil, o modelo padrão está sendo criado em dois lugares: no próprio Hospital do Servidor Estadual e no Hospital São Mateus, localizado na periferia da capital. Como o país segue o caminho inverso das grandes potências e envelhece antes de enriquecer, é inviável que venha de fora um padrão a ser copiado. “Se isso acontecer, apenas os mais ricos terão suporte. O país precisa criar seu próprio modelo para que ele seja viável ao maior número de pessoas possível”, diz Kalache. A expectativa é que dentro de, no máximo, três anos o Servidor Estadual já tenha pensado nessa maneira de se fazer um HAI no Brasil, esteja preparado fisicamente e possa ainda transferir conhecimento aos demais hospitais do país. “Temos apenas 15 anos para nos preparar. É um tempo curto, mas é possível”, diz Kalache.
 
Cuidados paliativos O cuidado paliativo é uma prática que procura oferecer mais conforto ao paciente com doença limitadora ou que esteja em estado terminal. Segundo Henrique Parsons, membro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e ex-membro do Departamento de Cuidados Paliativos do MD Anderson, nos Estados Unidos, no Brasil ainda não há programas de formação de profissionais habilitados nessa prática. “Os profissionais que trabalham com isso foram se especializar no exterior. Mas é importante que a prática vire rotina e esteja na pauta dos cursos de medicina”, diz.

No Brasil, ainda há poucos lugares de referência em cuidados paliativos, mas destacam-se, segundo Parsons, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Hospital do Servidor Estadual, o Hospital do Câncer de Barretos e o Instituto da Criança da Universidade de São Paulo. O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda a possibilidade de criar uma cadeira de especialização em cuidados paliativos. Qualquer médico, após o término da residência médica, poderia se especializar nessa área de atuação. Seria um primeiro passo.
 Fonte: Veja

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Anvisa propõe normas para clínicas de laparoscopia do país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em consulta pública um conjunto de novas regras para melhorar a segurança das clínicas de laparoscopia - exame realizado com uma microcâmera capaz de mostrar toda a cavidade abdominal. O procedimento consiste em introduzir, por uma incisão feita na barriga, uma canula finíssima que perfura a parede uterina.

O texto, discutido durante um ano com representantes de várias especialidades médicas, define, por exemplo, como deve ser feito o procedimento de limpeza dos instrumentos usados. Quando a desinfecção não é feita da forma adequada, o paciente fica exposto a uma série de infecções, como hepatites B e C. "Ha muitas clínicas ruins, que não observam regras básicas de segurança com o material", avisa o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, o gastroenterologista Flavio Egima.

"Um profissional trabalhando em esquema de mutirão realizou em um único dia mais de 30 exames de colonoscopia com apenas um aparelho", exemplifica Fabiana Sousa, especialista em vigilância sanitária da Anvisa. Nesse caso, se as técnicas de desinfecção tivessem sido adotadas, ele teria levado pelo menos 40 minutos entre um procedimento e outro.

A colonoscopia é o exame feito por endoscopia para identificar problemas no reto e no intestino grosso. Egima diz que nem todas as clínicas que fazem o exame seguem as medidas de limpeza, que vão da lavagem cuidadosa do endoscópio ao uso de um produto saneante, encarregado de eliminar os micro-organismos.

No Brasil, não há estudos sobre infecções contraídas durante laparoscopia. Dados internacionais estimam que o risco é de 1 caso a cada 1 milhão de exames. "Mas essa estatística deve ser analisada com cuidado, porque é difícil comprovar a relação entre infecção e exame", adverte Fabiana. Muitas vezes, o paciente descobre a infecção tempos depois da realização do exame. Por isso, se esquece de fazer uma relação entre causa e efeito.


A resolução traz normas específicas sobre a infraestrutura dos serviços. As regras variam de acordo com a complexidade do procedimento. Nas clínicas em que o paciente não precisa ser sedado, a infraestrutura é mais simples. Naquelas em que o paciente tem de receber anestesia, as exigências são
maiores. As regras propostas pela resolução ficarão em consulta pública durante 60 dias.
Fonte:Veja

terça-feira, 12 de julho de 2011

CVT de Solda com 208 vagas para qualificação profissional

O Centro Vocacional de Tecnologia (CVT) de Solda, em Campos, está com 208 vagas abertas para oito cursos: MIG –MAG, Eletrodo Revestido, Maçarico, Caldeiraria, Caldeiraria Avançada, Inspeção de Solda, TIG e Encanador Industrial. Os cursos oferecidos pelo CVT de Solda, ligado à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), unidade da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia são oportunidade de qualificação para atender funções nos setores offshore (Petrobras), automobilístico (montadoras) e sucroalcooleira (usinas).


As inscrições podem ser feitas no CVT de Solda até o dia 16, a partir das 8h. O sorteio, desta vez online, acontece no dia 18 pelo site: www.faetec.rj.gov.br/faetecdigital. Para se inscrever é necessário a apresentação da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Os interessados devem ter mais de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental (9º ano).

 — A rede Faetec, através do CVT de Solda, está mais uma vez ofertando essa oportunidade de qualificação profissional voltada para segmentos importantes da economia local — destaca o coordenador do CVT de Solda, Fabiano Portal.

Cursos

 MIG-MAG – 32 Vagas – duas turmas: manhã e noite

Eletrodo Revestido – 16 Vagas – uma turma: manhã

Maçarico – 64 Vagas – quatro turmas: duas na parte da manhã, uma à tarde e uma à noite

Caldeiraria – 16 Vagas – uma turma: horário integral

Caldeiraria Avançada – 16 Vagas – uma turma: à noite

Inspeção de Solda – 32 Vagas – duas turmas: tarde e noite

TIG – 16 Vagas – uma turma: manhã

Encanador Industrial – 16 Vagas – uma turma: tarde

Fonte: Jornal Folha da Manhã

Nova técnica permite converter célula do cérebro diretamente em célula cardíaca

Pesquisadores da Escola de Perelman de Medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, conseguiram, pela primeira vez, demonstrar a conversão direta de um tipo de célula não-cardíaca em uma célula do coração por meio da transferência de RNA. Esta nova abordagem oferece a possibilidade de terapias baseadas em células para tratar doenças cardiovasculares.

Trabalhando sobre a ideia de que a assinatura de uma célula é definida pelas moléculas de RNA mensageiro (RNAm), que contêm o projeto químico de como fazer uma proteína, os pesquisadores transformaram dois tipos de células diferentes, um astrócito (célula do cérebro em forma de estrela ) e um fibroblasto (célula da pele), em uma célula do coração, usando RNAm.

"O que há de novo sobre esta abordagem para a criação de células cardíacas é que nós convertemos diretamente um tipo de célula em outro utilizando RNA, sem uma etapa intermediária", explicou o líder do estudo, James Eberwine. Os cientistas colocaram um excesso de RNAm das célula cardíacas em ambos os astrócitos ou fibroblastos utilizando transfecção mediada por lipídeos e a célula hospedeira fez o resto.

Estas populações de RNA dirigiram o DNA para o núcleo hospedeiro de modo a alterar as populações de RNA para o tipo de célula de destino (célula do coração, ou tCardiomiócitos). O método utilizado pelo grupo, chamado de remodelação Transcriptoma Fenótipo Induzida (TIPeR), é diferente da abordagem de célula-tronco pluripotentes induzidas (iPS) usada por muitos laboratórios em células hospedeiras.

A TIPeR é mais semelhante ao trabalho de transferência no qual o núcleo de uma célula é transferido para outra célula, o que redireciona a célula receptora a alterar o próprio fenótipo, baseado nos RNAs produzidos. O trabalho dos tCardiomiócitos decorre diretamente de um estudo anterior do laboratório de Eberwine, em que os neurônios foram convertidos em tAstrócitos usando o processo TIPeR.

A equipe primeiro extraiu RNAm de uma célula do coração e transferiu para as hospedeiras. Como há mais RNAm de células do coração do que dos astrócitos ou fibroblastos, os primeiros se sobressaem e são traduzidos em proteínas de células cardíacas no citoplasma. Estas proteínas então influenciam a expressão do gene no núcleo e proteínas cardíacas são produzidas.

Para acompanhar a transformação de um astrócito em célula do coração, a equipe analisou o perfil de RNA das novas células usando a análise de micromatrizes de célula única, a forma da célula, e propriedades imunológicas e elétricas.

"Enquanto os tCardiomiócitos gerados por TIPeR são de uso significativo na ciência fundamental é fácil imaginar seu uso potencial para terapias de células do coração" , afirmaram os autores do estudo. " Além do mais, a criação de tCardiomiócitos de pacientes permitiria o rastreamento personalizado para eficácia de tratamentos, triagem de novas drogas, e, potencialmente, uma terapia celular.
Fonte: isaúde.net

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Desigualdades brasileiras afetam acesso às cirurgias de transplantes de órgãos

Estudo inédito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que os efeitos das desigualdades sociais brasileiras se estendem às cirurgias de transplantes de órgãos como coração, fígado, rim, pâncreas e pulmão. A maioria dos transplantados são homens da cor branca.

De acordo com o estudo, de quatro receptores de coração, três são homens; e 56% dos transplantados tem a cor de pele branca. No transplante de fígado; 63% dos receptores são homens e 37% mulheres. De cada dez cirurgias de fígado, oito são para pessoas brancas.

Segundo a análise do Ipea, homens e mulheres são igualmente atendidos nos transplantes de pâncreas; mas 93% dos atendidos são brancos. A maioria absoluta de receptores de pulmão também são homens (65%) e pessoas brancas (77%). O mesmo fenômeno ocorre com o transplante de rim: 61% dos receptores são homens; 69% das pessoas atendidas têm pele clara.

" Verificamos que o conjunto de desigualdades brasileiras acaba chegando no último estágio de medicina" , aponta o economista Alexandre Marinho, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, um dos autores da pesquisa. Ele e outras duas pesquisadoras analisaram dados de 1995 a 2004, fornecidos pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

O economista não estudou as causas do fenômeno, mas disse à Agência Brasil que a preparação para o transplante pode explicar as razões da desigualdade. Para fazer a cirurgia de transplante, o receptor deve estar apto: eventualmente mudar a alimentação, tomar medicamentos e fazer exames clínicos - procedimentos de atenção básica.

Segundo Marinho, quem depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) - cerca de três quatros da população brasileira - sai em desvantagem, porque tem dificuldade para receber remédios, fazer consultas e exames clínicos. " A situação onera quem tem menos condições de buscar alternativas."

" O sistema é desigual na ponta [cirurgia de alta complexidade] porque é desigual na entrada" , assinala o economista, ao dizer que quando o SUS tem excelência no atendimento o acesso não é para todos: " Na hora que funciona, quem se apropria são as pessoas mais bem posicionadas socialmente" .

Conforme Marinho, os planos de saúde são resistentes a autorizar procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias de transplantes, por causa dos custos. " Os hospitais privados preferem atender por meio do SUS porque sabe que paga" .

O estudo sobre a desigualdade de transplantes de órgãos está disponível no site do Ipea. De acordo com os dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), há 1.376 equipes médicas autorizadas a realizar transplantes em 25 estados brasileiros (548 hospitais).

Fonte: isaude.net

domingo, 10 de julho de 2011

DICAS DE PORTUGUÊS


Qual é a forma correta?
a) “A doença foi totalmente ou parcialmente erradicada”?
b) “O preço do produto é alto ou caro”?
c) “A chuva é intermitente ou ininterrupta”?

Respostas:
a)    Nenhuma das duas.
ERRADICAR significa “tirar totalmente”. Portanto, “TOTALMENTE erradicada” é redundante, e “PARCIALMENTE erradicada” é impossível.
Basta dizer que “A doença foi ERRADICADA”.

b)    O certo é: “O preço do produto é ALTO”.
O preço é ALTO ou BAIXO; o produto é CARO ou BARATO.
Observe outros exemplos:
“O valor das ações está ALTO”, mas “Os imóveis estão CAROS”.

c)    Depende da chuva.
Chuva INTERMITENTE é aquela que vai e volta;
Chuva ININTERRUPTA é a que não para.
INTERMITENTE significa “não contínuo, que apresenta interrupções”;
ININTERRUPTO significa “contínuo, que não apresenta interrupções.”

Vendeu A VISTA  ou  À VISTA?
Se alguém “vendeu a vista”, deve ter vendido “o olho” (a vista = objeto direto). Seu desespero era tanto que primeiro vendeu o carro, depois vendeu um rim e agora vendeu a vista.
Se não era nada disso que você queria dizer, então a resposta é outra: “vendeu à vista”, e não a prazo (à vista = adjunto adverbial de modo).
Observe que nesse caso não se aplica o macete da substituição do feminino pelo masculino (à vista > a prazo).
Por causa disso, há muita polêmica e algumas divergências entre escritores, jornalistas, gramáticos e professores.
Sou a favor do uso do acento da crase em todas as locuções adverbiais femininas: à beça, à força, à mão, à tarde, à toa, à ultima hora, à vista, à vontade, às avessas, às claras, às vezes.

Sentou-se NA MESA ou  À MESA?
O certo é sentar-se à mesa.
Todos podem sentar-se “na mesa”, mas é falta de educação e a mesa pode não aguentar.
Nós nos sentamos à mesa. Devemos usar o acento da crase porque “à mesa” é um adjunto adverbial de lugar.

ÀS VEZES ou AS VEZES?
Na frase “Às vezes, conto para todos as vezes que fui engrupida”, não há dúvida de que ocorre crase no primeiro caso. Trata-se de um adjunto adverbial de tempo. O segundo caso é discutível, porque a frase está mal construída. Temos um erro de regência. Provavelmente, a professora queria a seguinte frase: “Às vezes ( = algumas vezes), conto para todos as vezes EM que fui engrupida.” Nesse caso, “as vezes EM que fui engrupida” seria o objeto direto do verbo CONTAR. Consequentemente não haveria crase ( = objeto direto não tem preposição).
A crase no segundo caso caracterizaria uma repetição, mesmo entre vírgulas: “Às vezes (=algumas vezes), conto para todos, às vezes ( = algumas vezes), que fui engrupida.” Agora, o objeto direto do verbo CONTAR seria “que fui engrupida”, e o adjunto adverbial às vezes estaria desnecessariamente repetido. Se fosse essa a interpretação, bastaria usar o primeiro ou o segundo: “Às vezes, conto para todos que fui engrupida” ou “conto para todos, às vezes, que fui engrupida”.

sábado, 9 de julho de 2011

Refrigerantes diet aumentam acúmulo de gordura na cintura


Os refrigerantes diet sempre estiveram relacionados a hábitos saudáveis, já que contêm poucas calorias. Mas eles podem ser extremamente prejudiciais à saúde, apontam pesquisas recentes. 

Segundo dados apresentados em uma conferência da Associação Americana de Diabetes, o consumo regular da refrigerante dietético resultou em um aumento até 70% maior na circunferência da cintura em relação às pessoas que não consomem a bebida. Esses refrigerantes ainda aumentariam os riscos de diabetes tipo 2, síndrome metabólica, derrame e doenças cardíacas.

No estudo, pesquisadores pela Escola de Medicina da Universidade do Texas analisaram dados de 474 adultos durante quase dez anos. Os voluntários informaram a frequência da ingestão do refrigerante diet e tiveram a circunferência da cintura, altura e peso medidos em quatro momentos diferentes. O objetivo era rastrear qualquer relação entre a bebida e o acúmulo de gordura no corpo com o passar do tempo.

Ao fim do estudo, os pesquisadores perceberam que a média da cintura de todos os participantes tinha aumentado. Mas aquelas pessoas que consumiam periodicamente refrigerantes diet tiveram um aumento 70% maior do que os que não consumiam refrigerantes de qualquer espécie. o período entre a primeira e a última medição foi nove anos e seis meses. Entre os consumidores mais vorazes, que bebem dois ou mais refrigerantes diet ao dia, o aumento na cintura foi de 500%.

Os motivos exatos que relacionam a bebida ao acúmulo de gordura abdominal, no entanto, não foram descobertos pela equipe de pesquisadores. Uma das hipóteses é a de que essas bebidas enganariam o cérebro, já que alimentos doces tendem a ser altamente calóricos, o que não acontece com a bebida. Assim, o cérebro estaria recebendo uma resposta errada do refrigerante, por causa do seu gosto doce. Algumas pesquisas afirmam que isso levaria o organismo a acumular mais gordura de reserva; outras, que isso aumentaria o apetite por alimentos altamente calóricos para suprir a lacuna criada pela bebida.
Diabetes — Outra pesquisa apresentada durante a conferência mostrou que os refrigerantes diet também estão relacionados com o diabetes tipo 2. No estudo, também da Universidade do Texas, a equipe mostrou que camundongos que ingeriam aspartame — adoçante usado nas bebidas — tinham níveis elevados de glicemia em jejum, um indicador do diabetes ou da condição pré-diabética.

Não é a primeira vez que se apontam os riscos dos refrigerantes dietéticos. Um estudo publicado no começo de 2011 já alertava que os refrigerantes diet podem ser responsáveis pelo aumento dos riscos de infarto e derrames.
 Fonte: Veja

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Míopes têm 2 vezes mais chances de sofrer de glaucoma

Pessoas que sofrem de miopia têm até duas vezes mais chances de desenvolver glaucoma de ângulo aberto, a manifestação mais comum da doença. É o que indica um estudo americano publicado no periódico especializado Ophthalmology. De acordo com os pesquisadores, quanto mais alto o grau da miopia, maior o risco de glaucoma.

A miopia caracteriza-se pela dificuldade em enxergar objetos distantes, que acabam ficando "embaçados", fora de foco. O distúrbio é causado, principalmente, por motivos hereditários e pode ser tratado com o uso de lentes ou com cirurgias. Estima-se que de 30% a 40% da população ocidental tenha miopia.

O glaucoma de ângulo aberto é uma das principais causas de cegueira. A doença caracteriza-se por lesões indolores no nervo óptico, que levam à perda lenta e contínua da visão. Os tratamentos existentes hoje, entre drogas e cirurgias, são eficientes em controlar a doença, mas nenhum deles consegue restaurar a visão uma vez que ela tenha sido perdida.

A relação exata entre as duas doenças ainda não foi determinada. Mas, segundo a equipe de pesquisadores, uma não chegaria a ser a responsável pela causa da outra — elas apenas aconteceriam ao mesmo tempo. “Essa relação entre as duas doenças é um alerta para que todos os míopes façam exames oftalmológicos de prevenção com regularidade”, diz Barbara Klein, da Universidade de Wisonsin-Madison e uma das responsáveis pela pesquisa.
Fonte: Veja

quinta-feira, 7 de julho de 2011

DICAS DE PORTUGUÊS

1ª) DOIS ou DUAS milhões de pessoas?
Leitor apresenta uma dúvida de concordância: “Se o certo é DOIS MILHÕES DE PESSOAS, estaria errado UMA MIL PESSOAS?”
A diferença é a seguinte:
MILHÃO é palavra masculina. Isso significa que os artigos, os
pronomes e os numerais que o antecedem devem concordar no MASCULINO:
“ESTES DOIS milhões de pessoas…”;
O numeral MIL não é masculino nem feminino. A concordância
deve ser feita com o substantivo:
“DOIS mil ALUNOS…”;
“DUAS mil ALUNAS…”.
Observação importante: não se usa UM ou UMA antes de MIL. Basta dizer: “MIL pessoas compareceram ao evento”.
 2ª) SAMBAS-CANÇÃO ou SAMBAS-CANÇÕES?
É tema polêmico.
Segundo a tradição gramatical, todo substantivo no papel de adjetivo torna-se invariável: camisas LARANJA, blusas ROSA, casacos VINHO…
Em palavras compostas por dois substantivos, se o segundo exercer a função de adjetivo, somente o primeiro elemento vai para o plural: carros-bomba, peixes-boi, laranjas-lima, caminhões-pipa, elementos-chave…
Entretanto, essa regra não é lá muito respeitada. Encontramos, por exemplo, registro de duas formas para o plural de DECRETO-LEI: decretos-lei e decretos-leis.
Há mais exemplos: micos-leões, cidades-satélites…
Embora não possa negar que a tal regra não seja muito rígida, prefiro respeitá-la: SAMBAS-CANÇÃO.
3ª) Nenhum dos candidatos FOI ELEITO ou FORAM ELEITOS?
Aqui não há polêmica. O certo é: “Nenhum dos candidatos FOI ELEITO”.
O verbo deve concordar com o núcleo do sujeito (=nenhum): NENHUM foi eleito. Observe outros exemplos:
“UM dos presentes RESOLVERÁ o caso.”
“QUAL de vocês VAI fazer o trabalho?”
“ALGUÉM dentre nós SERÁ o responsável pelo projeto.”
“NENHUM de nós dois PÔDE comparecer à reunião.”

Pesquisadora da USP cria novo protetor solar


Uma pesquisa desenvolvida no Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto identificou um novo filtro solar, à base de fosfato de cério, mais eficaz que os utilizados atualmente, à base de óxidos de zinco e titânio.

“Com esse produto o cosmético terá maior duração de validade”, afirma Juliana Fonseca de Lima, que iniciou a pesquisa ainda durante sua graduação. A pesquisa foi desenvolvida entre 2006 e 2008, mas só, agora, após a obtenção do registro de patente no Instituto Nacional de Pesquisa Industrial (Inpi), está sendo divulgada.

Segundo Juliana, o óleo produzido com fosfato de cério é menos degradado quando comparado aos óxidos de zinco e tem maior capacidade de absorção de radiação ultravioleta (UV). A empresa carioca Silvestre Labs já firmou contrato para produzir protetores solares usando o produto pesquisado.
Fonte: Veja

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Antibiótico dá esperança a crianças e adolescentes com envelhecimento precoce

Estudo realizado na Brown University revela que o antibiótico rapamicina pode, em parte, livrar as células de uma proteína que causa a progeria, doença genética rara que leva ao envelhecimento prematuro e à doença cardiovascular fatal em crianças.
Por mais de uma década, a professora de pediatria Leslie B. Gordon - mãe de Sam, um garoto de 14 anos que tem a doença - tem estado na vanguarda da realização e da promoção da pesquisa. O estudo foi parcialmente financiado pela Progeria Research Foundation (instituição que Gordon ajudou a estabelecer) e mostra que o antibiótico rapamicina pode diminuir os níveis da proteína tóxica progerina das células de crianças com progeria.
A descoberta sobre a rapamicina ainda pode levar a ensaios clínicos, mas a equipe de Collins realizou sua pesquisa com células de progeria em laboratório. Gordon diz que não é uma coincidência que uma droga como a rapamicina, que tem demonstrado estender o tempo de vida em ratos sem progeria, também possa ser útil contra a doença. Todas as pessoas produzem um pouco de progerina, que se acumula com a idade. A progeria, portanto, está diretamente relacionada ao envelhecimento normal e às consequências cardiovasculares dele.
"A progeria nos informou sobre o processo natural de envelhecimento sobre as doenças cardiovasculares do envelhecimento de maneiras que nunca poderíamos ter entendido se não observássemos as crianças com progeria, se não nos importássemos com elas. Esta é uma razão perfeita para financiar a pesquisa sobre a doença rara, embora apenas cerca de 250 crianças em todo o mundo tenham progeria", diz Gordon.
O progresso contra a doença nos 11 anos desde que a Progeria Research Foundation foi criada tem sido enorme. Não havia qualquer esperança para as famílias, não havia esperança de que poderíamos ajudar as crianças com progeria, esta doença 100% fatal do envelhecimento prematuro. Nosso progresso é absolutamente incrível" , comenta a pediatra.

DICAS DE PORTUGUÊS


1ª)  O ÓCULOS ou OS ÓCULOS?
O certo é: OS ÓCULOS.
Os meus
óculos escuros caíram no chão.
Existem muitas palavras que devemos usar na forma plural: os óculos, as núpcias, os parabéns, os pêsames, as férias (= descanso), as reticências…
2ª) VOSSA MAJESTADE  ou  SUA MAJESTADE?
Devemos usar VOSSA MAJESTADE quando falamos diretamente com o rei.
Se falarmos a respeito do rei, devemos usar SUA MAJESTADE.
A mesma regra se aplica a VOSSA EXCELÊNCIA e SUA EXCELÊNCIA, a VOSSA SENHORIA e SUA SENHORIA…
Observe o esquema:
a)    VOSSA MAJESTADE, VOSSA EXCELÊNCIA, VOSSA SENHORIA, VOSSA SANTIDADE – devem ser usados quando nos dirigimos diretamente à pessoa.
b)    SUA MAJESTADE, SUA EXCELÊNCIA, SUA SENHORIA, SUA SANTIDADE – devem ser usados quando nos referimos à pessoa.
Exemplos:
Se escrevermos uma carta para o governador, devemos chamá-lo de VOSSA EXCELÊNCIA;
A frase “falamos sobre SUA EXCELÊNCIA ontem na reunião” significa que não estamos falando com o governador, e sim a respeito dele.
Se o repórter fosse entrevistar o papa, deveria usar VOSSA SANTIDADE. Na matéria a respeito da visita do papa, deveria escrever: “SUA SANTIDADE esteve no Brasil em 1997”.
3ª) MAJESTADE  ou  ALTEZA?
MAJESTADE pode ser tanto o rei quanto a rainha. ALTEZA é o tratamento para príncipes ou princesas.
Não devemos chamar a rainha de ALTEZA.
Fonte: G1

terça-feira, 5 de julho de 2011

Cientista prevê a 'cura' do envelhecimento

LONDRES (Reuters) - Se as previsões de Aubrey de Grey estiverem certas, a primeira pessoa a comemorar seu aniversário de 150 anos já nasceu. E a primeira pessoa a viver até os mil anos pode demorar menos de 20 anos para nascer.
Biomédico gerontologista e cientista-chefe de uma fundação dedicada a pesquisas da longevidade, De Grey calcula que, ainda durante a sua vida, os médicos poderão ter à mão todas as ferramentas necessárias para "curar" o envelhecimento -- extirpando as doenças decorrentes da idade e prolongando a vida indefinidamente.
"Eu diria que temos uma chance de 50 por cento de colocar o envelhecimento sob aquilo que eu chamaria de nível decisivo de controle médico dentro de mais ou menos 25 anos", disse De Grey numa entrevista antes de proferir uma palestra no Britain's Royal Institution, uma academia britânica de ciências.
"E por 'decisivo' quero dizer o mesmo tipo de controle médico que temos sobre a maioria das doenças infecciosas hoje", acrescentou.
De Grey antevê uma época em que as pessoas irão ao médico para uma "manutenção" regular, o que incluiria terapias genéticas, terapias com células-tronco, estimulação imunológica e várias outras técnicas avançadas.
Ele descreve o envelhecimento como o acúmulo de vários danos moleculares e celulares no organismo. "A ideia é adotar o que se poderia chamar de geriatria preventiva, em que você vai regularmente reparar o danos molecular e celular antes que ele chegue ao nível de abundância que é patogênico", explicou o cientista, cofundador da Fundação Sens (sigla de "Estratégias para a Senilitude Programada Desprezível"), com sede na Califórnia.
Não se sabe exatamente como a expectativa de vida vai se comportar no futuro, mas a tendência é clara. Atualmente, ela cresce aproximadamente três meses por ano, e especialistas preveem que haverá um milhão de pessoas centenárias no mundo até 2030.
Só no Japão já há mais de 44 mil centenários, e a pessoa mais longeva já registrada no mundo foi até os 122 anos.
Mas alguns pesquisadores argumentam que a epidemia de obesidade, espalhando-se agora dos países desenvolvidos para o mundo em desenvolvimento, poderá afetar a tendência de longevidade.
As ideias de De Grey podem parecer ambiciosas demais, mas em 2005 o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) ofereceu um prêmio de 20 mil dólares para qualquer biólogo molecular que provasse que as teorias da Fundação Sens são "tão erradas que nem são dignas de um debate bem informado". Ninguém levou a bolada.
O prêmio foi instituído depois que um grupo de nove cientistas influentes atacou as teorias de Grey, qualificando-as de "pseudociência". Os jurados concluíram que o rótulo não era justo, e argumentaram que o Sens "existe em um meio termo de ideias ainda não testadas que algumas pessoas podem considerar intrigantes, mas das quais outras estão livres para duvidar."
Fonte: Yahoo/ciência

DICAS DE PORTUGUÊS

Redundância (Pleonasmo Vicioso)
Na língua portuguesa, existe uma parte da gramática denominada Vícios de Linguagem. São “vícios” cometidos por nós, muitas vezes, fazendo com que os nossos textos não fiquem de acordo com as normas gramaticais de nossa língua. Um destes vícios chama-se Pleonasmo Vicioso.

Pleonasmo é uma figura de linguagem que consiste na redundância (repetição) de uma expressão com a finalidade de reforçar a mensagem. Citamos, como exemplo, uma frase de uma das obras de Miguel de Cervantes: “A mim me parece que o senhor se engana”. Observe a repetição do “me” diante do “mim”; para reforçar a ideia da mensagem, houve esta repetição sem ferir a norma culta.
Porém, o Pleonasmo Vicioso consiste na repetição desnecessária de uma expressão dentro de uma frase. Observe estes exemplos:

O vereador municipal disse que as contas municipais apresentaram um superávit positivo (vereador já é do município e superávit indica positividade).

O documento segue anexo junto à carta (a palavra “anexo” significa “que se junta”, portanto, não precisa repetir a palavra “junto”).

Precisamos encarar de frente os problemas (encarar significa “olhar de cara ou de frente”, então, pra que usar a expressão “de frente”?).

Faça sua assinatura e ganhe grátis um relógio (ganhar e grátis praticamente são sinônimos; não precisa, portanto, repetir a palavra “grátis”).


Para tirar o carro da garagem, primeiro, dê uma para trás (preciso dizer alguma coisa?).
Outros exemplos de pleonasmos viciosos:
- Entrar para dentro - Sair para fora
- Abertura inaugural
- Abusar demais
- Acabamento final
- Agrupados conjuntamente
- A seu critério pessoal - Cada indivíduo isoladamente
- Certeza absoluta
- Conviver junto
- Elo de ligação
- Em minha própria opinião pessoal - Planejamento antecipado
- Repetir outra vez
- Retornar de novo
- Surpresa inesperada
   
Devem ser evitadas.
1. “O empate acabou acontecendo no intervalo entre as expulsões.” (= Basta: “O empate acabou acontecendo entre as expulsões”);
 
2. “Deve usar dados estatísticos para consultas e pesquisas, como, por exemplo, o total de gols marcados na última Copa do Mundo.” (= Basta: “…como o total de gols marcados na última Copa do Mundo”);
 
3. “Ele acha que a atleta está sendo muito exigente consigo mesma.” (= Basta: “Ele acha que a atleta está sendo muito exigente consigo”);
4. “O técnico vai manter o mesmo time no jogo contra o Vasco.” (= Basta manter o time);
 
5. “O contrato foi assinado com o consenso de todos os envolvidos.” (= Basta consenso dos envolvidos);
 
6. “Foi contratado para ser a ponte de ligação da defesa com o ataque.” (= Basta: “Foi contratado para ser a ponte ou fazer a ligação …”);
 
7. “Não foge ao fato concreto de que sem Ronaldo não poderia nem sonhar.” ( fato real, fato verídico, fato acontecido também são redundâncias – basta dizer fato);
 
8. “Há muito tempo atrás, li num jornal.” (= Basta: “Há muito tempo, li num jornal”);
 
9. “Ele, nas duplas, não perdeu nem um set sequer.” (= Basta: “Ele, nas duplas, não perdeu um set sequer”);
 
10. “Fernando Henrique fez uma previsão otimista para o futuro.” (=Basta: “…fez uma previsão otimista”);
 
11. “O resultado do laudo, realizado pela Unicamp, será fornecido em uma semana.” (= Basta: “O laudo, realizado pela Unicamp, será…”);
 
12. “Esta cerca divide a Coreia em duas metades.” (= Basta: “…divide a Coreia em duas” ou “divide a Coreia ao meio”);
 
13. “O atacante tem de encarar de frente os zagueiros” (= Basta: “…encarar os zagueiros”).
e mais... empréstimo temporário, ganhe grátis, protagonista principal, metades iguais, evidência concreta …

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Brasileiras descobrem por que células com câncer não envelhecem

Ao contrário de uma célula sadia, a célula cancerígena não entra em senescência, ou seja, não envelhece. Uma nova pesquisa, com resultados publicados nesta sexta-feira na revista Science, identificou dois genes que estão envolvidos na maior durabilidade das células cancerígenas. O estudo foi feito por cientistas do Departamento de Patologia do Johns Hopkins Medical Institutions, nos Estados Unidos, em parceria com duas cientistas brasileiras: a pesquisadora Sueli Mieko Oba-Shinjo e a professora Suely Kazue Nagahashi Marie, do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). As informações são da Agência Fapesp.

O envelhecimento celular é determinado pelo mecanismo molecular caracterizado pelo encurtamento do telômero - parte da sequência de DNA que protege as extremidades dos cromossomos. Nesse mecanismo, os telômeros ativam a enzima telomerase, que provoca seu encurtamento. Mas isso não ocorre em células cancerígenas, uma vez que elas não produzem essa enzima.

O estudo revela uma nova via em células cancerígenas - independente da telomerase - para a manutenção do comprimento do telômero. O trabalho identificou, por meio de uma técnica chamada "hibridização in-situ com marcadores fluorescentes específicos de telômeros" (FISH, na sigla em inglês), dois genes encontrados com alta frequência em tumores, denominados ATRX e DAXX. Esses genes são responsáveis por manter o comprimento dos telômeros, evitando o envelhecimento das células cancerígenas.

Para os pesquisadores, o objetivo a ser atingido com o estudo é detectar a doença o quanto antes para evitar o crescimento do tumor sólido. "Essas são mutações genéticas que só existem nos tumores. Se conseguirmos rastreá-las durante a evolução do paciente será possível saber, precocemente, se o tumor voltou ou se está crescendo", disse Marie.

Segundo a pesquisadora Marie, os genes ATRX e DAXX apresentaram mutações em alguns tipos de câncer. "Todos os genes com uma grande alteração na sequência tinham o telômero mais preservado", disse. Essa mutação foi detectada pela primeira vez em carcinomas de pâncreas, mas o grupo também identificou a mutação em outros 447 tipos de câncer, entre deles um tumor maligno que ataca o sistema nervoso central.
 Fonte: Terra/ciência

Descubra os seis erros mais cometidos na ginástica aeróbica

A atividade aeróbica, além de liberar neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, é uma ótima aliada do emagrecimento, pois ajuda a queimar calorias e acelerar o metabolismo. Entretanto, para fazer efeito, ela deve ser realizada da forma correta, na intensidade adequada, por um tempo mínimo e mais de uma vez por semana. Se você pratica exercícios aeróbicos e não está satisfeito com os resultados, verifique se está fazendo algum procedimento errado. A seguir, veja os erros mais comuns nessa atividade para você corrigir e fazer o seu treino render ainda mais.
Desânimo - Foto Getty Images
Esquecer a diversão, realizando a atividade de forma monótona e sem prazer
Curtir a prática de atividade física é essencial. Quando o treino se torna chato, a pessoa fica sem estímulo para continuar e acaba desistindo. É muito importante fazer algo que te dê prazer para conseguir encarar o treino com disposição e animação, alcançando mais rapidamente os resultados. Atividades em grupo com amigos ou familiares são boas alternativas para mexer o corpo.
Malhar lendo - Foto Getty Images
Ler durante o exercício e não prestar atenção no que está fazendo
Se você é daqueles que resolve deixar a leitura em dia na academia com livros e revistas, saiba que "isso pode fazer o seu treino não evoluir, pois é necessário ter concentração na hora de praticar atividades para não comprometer a evolução pessoal", diz a personal trainer Paula Loiola. O exercício aeróbico só surte efeito se houver uma respiração concentrada. Quem não foca, acaba não alcançando o pico de trabalho cardíaco (patamar esperado do desempenho aeróbico).
Cansaço - Foto Getty Images
Não respeitar a sua condição física
Um dos maiores erros dos que estão iniciando a atividade física é querer resultados rápidos e se esforçar além do que podem para atingi-los. O personal trainer Edson Ramalho conta que o resultado nunca vem depressa, por isso, não adianta ficar quatro horas seguidas na academia e não conseguir manter o treino.

A personal Paula completa dizendo que não respeitar a própria condição física pode acarretar lesões. É preciso fazer uma avaliação, pois cada pessoa consegue ter um empenho diferente na ginástica. A especialista também sugere que os iniciantes sigam um programa de treinamento adequado, juntamente com uma alimentação saudável e uma hidratação eficiente.

Futebol - Foto Getty Images
Se exercitar só aos fins de semana
Jogar bola no fim de semana e dar aquela corridinha depois de uma semana toda de ócio parecem atividades inofensivas. Entretanto, o personal Edson adverte que o índice de lesão entre os praticantes de atividade só aos fins de semana é grande, pois eles não têm preparo cardiovascular suficiente.

A personal Paula recomenda que, se a pessoa não costuma praticar atividade física, deve começar aos poucos, duas vezes por semana. Depois, pode aumentar para três vezes por semana e alternar os dias. Quando sentir que o seu condicionamento físico melhorou, pode praticar todos os dias alternando treino aeróbio com anaeróbio - sem exagerar no tempo que não deve ultrapassar uma hora. Ela ainda deixa uma dica: para aqueles que já estão acostumados a treinar e também para os iniciantes, monitorar o treino pode ajudar na evolução e evitar a desistência.
Tempo de malhação - Foto Getty Images
Fazer só dez minutos de aeróbica
Muitas pessoas acham que pouco tempo de atividade aeróbica já faz efeito e acabam fazendo apenas dez minutinhos do exercício como aquecimento. A personal Paula Loiola diz que o recomendado é realizar o trabalho numa intensidade de 65 a 75% da frequência cardíaca máxima no mínimo por 30 minutos. Ela ainda ressalta a importância da dieta balanceada, porque, se a ingestão for maior que o gasto, não há como emagrecer.
Bebida isotônica - Foto Getty Images
Achar que isotônicos substituem a água
Os isotônicos, como o Gatorade, repõe os eletrólitos (sódio, potássio) e deve ser consumido por atletas que têm grandes perdas de água, principalmente quando a atividade envolve corridas ao ar livre no calor de 30 ºC a 35 ºC. O ideal para o restante das pessoas que fazem exercícios é beber só água antes, durante e depois da atividade física para melhorar a hidratação e o desempenho, recomendam os personais Paula Loiola e Edson Ramalho.
Fonte: Yahoo/saúde

domingo, 3 de julho de 2011

Brasil avança no estudo da superpílula contra infarto e AVC


Pesquisadores do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, terminaram os testes da fase inicial de um estudo que vai compactar em uma única pílula quatro medicamentos que previnem doenças cardiovasculares. As doenças do coração são as principais causas de mortes no Brasil e no mundo. O estudo constatou que o novo medicamento reduz em 60% o risco de derrame ou infarto. Em quatro meses, começa a fase de testes em 22 hospitais do país. A pesquisa está sendo feita em sete países e, no Brasil, é coordenada pelo Hcor.

A polipílula testada deverá prevenir problemas de risco cardiovascular moderado, reduzir a pressão arterial e controlar o colesterol. Ela combina em um único comprimido os compostos da aspirina (que previne entupimento dos vasos sanguíneos do coração), a sinvastatina (controlador de colesterol) e de dois medicamentos para controle da pressão arterial: lisinopril e hidroclotiazida.
"Nesta primeira fase, com início em 2006, feita em sete países, 400 pacientes com risco médio de infarto ou derrame tomaram uma pílula por dia por quase cinco meses. Em todos esses países se viu uma redução de 60% no risco de a pessoa sofrer um derrame ou infarto no futuro, além da redução na pressão arterial e no colesterol", explica o coordenador da pesquisa no Brasil, o médico Otávio Berwanger.

As vantagens da polipílula são a facilidade de manter o tratamento, já que é necessária uma única dose por dia, e o custo inferior as valor dos quatro medicamentos somados. No segundo semestre, a segunda fase da pesquisa começará a ser feita com pacientes em estados mais graves, que já tiveram acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. No Brasil, o estudo irá envolver 2 mil pessoas, em 22 hospitais. "Só depois dessa nova pesquisa é que vai ser definida a eficácia da pílula em larga escala", explica Berwanger.

Fonte: Terra/ciência

sábado, 2 de julho de 2011

Nube seleciona para 3.098 vagas de estágio

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) está selecionando candidatos para 3.098 vagas de estágio em todo o país. Há oportunidades para estudantes do ensino médio, técnico e superior, período matutino e noturno. As bolsas variam de R$ 320,00 a R$ 1.500,00.

Os interessados em concorrer às vagas devem cadastrar-se gratuitamente no site www.nube.com.br.

Entre os cursos com vagas estão administração, análise de sistemas, arquitetura e urbanismo, biblioteconomia, ciências biológicas, ciência da computação, computação aplicada, ciências contábeis, comércio exterior, comunicação social, design de interiores, direito, economia, educação física, enfermagem, engenharia civil, engenharia mecânica, ensino médio, gastronomia, jornalismo, letras, marketing, nutrição, publicidade, psicologia, relações públicas, secretariado executivo, tecnologia em publicidade, técnico em computação gráfica, técnico em vendas e turismo.

Outras oportunidades podem ser consultadas diretamente no site www.nube.com.br, acessando o campo "Vagas de Estágio".

Fonte:G1 

sexta-feira, 1 de julho de 2011

UFRJ decide acabar com vestibular e adotar o Enem

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiu nesta quinta-feira (30) que irá oferecer 100% das vagas do vestibular 2012 pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Os estudantes terão de se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer a vagas.

A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário, com proposta do reitor Aloísio Teixeira. Participaram da reunião representantes de professores, alunos e servidores. Do total de vagas, 30% serão destinadas para alunos de escolas públicas. Mas desde que a renda per capita familiar não ultrapasse um salário mínimo (R$ 545).

No vestibular 2011, a universidade ofereceu 9.060 vagas, sendo que 40% delas foram preenchidas pelo vestibular tradicional, 40% por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação e 20% também pelo SiSU, mas para candidatos optantes pelo sistema de cotas.
Segundo a universidade, desde o vestibular 2010, já consta no edital que os candidatos devem se inscrever no Enem. O mesmo ocorreu no edital de 2011.
Inscrições para o Enem se encerraram
 
As inscrições para a próxima edição do Enem se encerraram no dia 11 de junho. De acordo com o Ministério da Educação, 6.221.697 estudantes se inscreveram no Enem, que será realizado em 22 e 23 de outubro.

O Enem é usado por universidades públicas e privadas para o acesso ao ensino superior. Também pode ser usado para se obter a certificação do ensino médio. Com a nota do Enem, o estudante se inscreve no SiSU e escolhe o curso e a universidade onde quer estudar - os interessados em cursar a UFRJ terão de buscar as vagas que serão oferecidas pela instituição dentro do sistema do MEC.
As universidades têm autonomia para usar o Enem, com quatro possibilidades de utilização:
como fase única, com o SiSU; como primeira fase do vestibular; combinado com o vestibular da instituição ou como fase única para as vagas remanescentes.
 
Como é a prova do Enem
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio:
- ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;
- ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
- Matemática e suas tecnologias: matemática.
Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta.

As provas começam às 13h. Em 22 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 23, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. As provas terão cinco horas e meia de duração. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
Fonte: G1

Internet de 1 Mbps a R$ 35 começa a ser vendida em 90 dias, diz ministro




O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quinta-feira (30) que os planos de acesso à internet com velocidade de 1 Mbps e valor de assinatura de R$ 35, previstos no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), começam a ser vendidos dentro de 90 dias.

O governo e as teles devem assinar ainda nesta quinta-feira o acordo em torno do PNBL, programa que pretende levar internet de alta velocidade a todo país até o final de 2014. Os últimos detalhes do termo de compromisso ainda estão sendo redigidos mas, segundo o ministro, o documento vai ser levado nesta quinta-feira para a assinatura do decreto pela presidente Dilma Rousseff.

Bernardo anunciou pela manhã que governo e teles tinham chegado a um acordo sobre a proposta do Plano Nacional de Banda Larga. Para que o acordo saísse, o governo teve que abrir mão da exigência de que as teles cumprissem com metas de qualidade do serviço, demanda feita pela presidente Dilma Rousseff.

Bernardo informou, porém, que até outubro a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve aprovar a regulamentação que prevê qualidade mínima para a internet brasileira, tanto fixa quanto móvel, e que valerá também para o PNBL. As regras devem valer a partir de 2012.
Ainda de acordo com ele, foi mantido no acordo do PNBL a previsão de sanções caso as teles não cumpram com as metas de oferta do serviço.

Quando o plano foi lançado, em 2010, uma das expectativas do PNBL era disponiblizar o serviço de 11,9 milhões de domicílios para quase 40 milhões de domicílios até 2014. O custo da tarifa estava cotado em R$ 15, para o plano com incentivos, com velocidade de até 512 kbps (quilobits por segundo) e com limitação de downloads e de R$ 35 para o plano comum, com velocidade de 1 Mbps.
  
Entenda o Plano Nacional de Banda Larga clicando no link abaixo:

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/entenda-o-plano-nacional-de-banda-larga.html 

Fonte: G1